TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  10/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Estácio

Disciplina: Introdução ao projeto de Arquitetura e Urbanismo

Professora: Larissa Scarano P. M. da Silva

Aluno: Marco Wilson Gusmão Leme

RESIDÊNCIA RFC-Transparência que integra

[pic 1]

                                                                                                                 Foto do site Archdaily, 2018

Informações Técnicas:

Projeto- Residência RFC

Local- Brasil, São Paulo, próximo ao Parque Ibirapuera

Arquitetos- Reinach Mendonça e Arquitetos Associados

Construtora- Epson Engenharia  

Início da obra- 2015

Conclusão da obra- 2018

Área do terreno- 465m²        

Área construída- 612m²

Tipo de obra- Residência

Funcionalidade:

         A residência RFC, localizada no parque Ibirapuera, São Paulo, antes da construção era terreno seco e desprovido de vegetação, difícil de ocupação, com muitas restrições de recuo, complexo no quesito legislação e ainda é relativamente pequeno. Porém, o projeto se tornou um lar aconchegante para um casal com quatro filhos pequenos.

         A casa em formato de “U”, é praticamente plano e forma um quadrado (21x21m²), com um programa organizado em 612m² com sua face norte voltado para rua. Apesar de ser toda fechada no pavimento térreo para a calçada, uma vez dentro da casa, nota-se que quase não existem paredes, o que resultou na utilização da madeira e do tijolo a vista para aquecer o ambiente.

         A casa é dividida em dois pavimentos. O primeiro pavimento, ao passar pelo portão, a sua direita do lote, encontra-se a área de serviço e a garagem. A parte interna é composta pela sala de estar, sala de jantar, um espaço para o piano que contrasta com a decoração da casa, e a cozinha interligada com a varanda gourmet, ou seja, a cozinha é totalmente integrada á varanda e a área social. O espaço é mercado pela transparência dos painéis e paredes deslizantes de vidro e pelo concreto aparente dos pilotis finos com fôrmas de papelão, que, em conjunto com o paisagismo feito pelos profissionais do jardim Paulistano, provocam uma harmonização e uma sensação de amplitude.

No segundo pavimento, há uma contradição o piso de madeira está presente em todo o pavimento superior desde os dois lances de escada, dando um conforto térmico ao local juntamente com o fechamento de alvenaria, os forros de gesso branco e os forros de madeira ripada. Além disso, o andar superior tem cinco cômodos, uma sala de televisão e quatro suítes delimitadas por portas de correr de vidro e brises camarão, que além de filtrar a insolação, promove a privacidade da área intimas. Os três dormitórios das crianças olham para a face da rua, e o quarto do casal foi construído acima da cozinha e da varanda.

         No fundo da casa, está a área de laser, onde foi projetada uma piscina conjugada com uma sauna e o vestuário. As pastilhas de ardósia de Minas Gerais foram escolhidas para revestir a piscina, deixando-a com um tom natural e discreto.

         A combinação da estrutura metálica com as portas de correr de vidro proporcionou leveza e completa interação entre o interior e o exterior da casa. Os pisos da área externa são iguais aos pisos da área social do primeiro andar, o que dá uma sensação de continuidade no ambiente.

         A casa é toda automatizada e, apesar de não estar á vista, conta com ar-condicionado em ambos pavimentos, telão para projetar filmes, som e iluminação integrados em todos os ambientes.

         Além disso, o arquiteto se preocupou com o paisagismo, colocando uma pequena área de vegetação dentro da casa, promovendo um conforto ambiental.

Parâmetros técnicos:

  • Conforto ambiental

A casa foi projetada em uma área urbana, porém o arquiteto e os moradores se preocuparam em colocar uma área verde, para minimizar a radiação solar, promovendo uma boa ventilação e uma vista agradável para quem observa. Além do paisagismo, foi colocado beirais e brises gerando conforto térmico aos usuários.

  • Implantação/Locação

         O projeto respeitou a topografia do local, já que era um terreno seco e sem vegetação em meio a uma área urbanizada. E ainda colocou uma área verde com a preocupação ao meio ambiente.

  • Salubridade

 

         O projeto permite a entrada de muita luz natural devido ao uso de portas e painéis de vidro e também por ser um ambiente transparente e aberto há uma boa ventilação no ambiente. O brise, os beirais e a laje permitem a entrada do ar, e conservam um ambiente agradável, devido a redução dos raios solares. Além disso, tem as arvores tanto na parte interna como na externa da casa que ajudam na ventilação do ambiente. Essas ferramentas utilizadas pelo arquiteto traz um bem-estar e um conforto ambiental a casa.

  • Sustentabilidade

         O projeto por ter muitos vidros, a casa tem poucos apoios embaixo e grandes vãos. Para que isso fosse possível, fizeram somente uma laje entre o térreo e o superior, e a cobertura em cima não tem laje é uma cobertura de OSB impermeabilizada com manta tipo alvitra. A existência de uma cobertura plana permite a instalação de placas fotovoltaicas, placas solares de aquecimento para piscina e placas solares de aquecimento para a agua dos banheiros.

  • Acessibilidade

         O acesso a casa é através de escadas, ou seja, a casa não foi projetada para ter acessibilidade adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (255.2 Kb)   docx (177.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com