TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  28/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.399 Palavras (22 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 22

1. INTRODUÇÃO

Por anos a extração de madeiras nas áreas florestais não apresentavam preocupações para a humanidade, por isso extraiam o que era proveitoso, degradava e o que não era utilizado era descartado, abandonado de forma descuidada.

Essa ação foi sendo realizada por anos, a população crescendo tanto na área urbana quanto na área rural, e os recursos naturais continuaram sendo retirados desordenadamente, suprindo as necessidades da população e o que não era usado, simplesmente descartado de maneira absurda.

Tal atitude foi com o tempo agravando e trazendo problemas sérios para todos, sociedade e natureza, já não se achava mais a matéria-prima para serem extraída das matas, isso sem falar dos locais onde eram feitos os descartes, esses se encontravam contaminados e aos olhos do povo de forma desordenada e exagerada. De acordo com Sachs (2009) “o que hoje é recurso, ontem não o era, e alguns dos recursos de que somos dependentes hoje, serão descartados amanhã, pois assim caminha o progresso [...]” (p.70).

O meio ambiente vem se modificando, pois a humanidade vem adaptando-o de acordo com suas necessidades, para abrigarem-se dos eventos e desastres naturais, para ostentações e ambições.

A extração de madeira no Brasil iniciou-se quando a Família Imperial chegou. A madeira tornou-se alvo da extração e exportação, isso aconteceu de forma descontrolada e devastadora, o que comprometeu com a extinção ou quase de diversas espécies existentes na Mata Atlântica, acarretando com a destruição parcial de uma das maiores florestas brasileira. Afirmando o pensamento de Sachs (2009), a natureza era a despensa do lugar que se tira o máximo possível sem nenhuma moderação.


2. A MADEIRA

A madeira é um dos materiais mais antigo usado nas construções e prevalece pelo mundo todo, porém, após a Revolução Industrial foi desprezada, dando espaço para o uso de novos materiais como o aço e o concreto. Apesar da tecnologia apresentada por esses materiais, a madeira ainda supera pelos seus benefícios apresentados.

Países como os Estados Unidos e Canadá passaram a empregar casas edificadas em madeira em uma escala industrial, pois já tinham reservas de madeira e desenvolveram técnicas cada vez mais aperfeiçoadas para aproveitar essa matéria prima. Por ser um material um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação.

O que se confere é o aperfeiçoamento das técnicas de construção com a madeira, que nos atrai não só pela beleza, mas também pelo isolamento térmico e acústico que proporciona, por sua resistência e até diminuição dos custos da obra.

Atualmente, antes de tudo, para adquirir o material de forma consciente, é preciso estar atento aos fornecedores e escolher as espécies ideais para cada tipo de construção, a fim de obter menor impacto ambiental.

Não se pode confundir madeira legal com madeira certificada. A madeira legalizada é extraída conforme as exigências da legislação de exploração. A madeira certificada também segue essa mesma exigência, porém considera outros aspectos como os ambientais, sociais, econômicos e sustentáveis.

2.1. As vantagens do uso da madeira na construção civil.

O uso da madeira na construção civil é de grande importância para que as obras sejam executadas, algumas vantagens:-

- Alta Resistência: É um material capaz de resistir aos procedimentos tanto de compressão como de tração. A resistência mecânica é elevada e possui baixa massa volumétrica. Chega a proporcionar a mesma resistência à compressão que o concreto e ainda dez vezes mais resistência à flexão, isso sem falar da resistência ao corte. Quando submetida a choques severos não se desfaz e nem apresenta danos.

 – Durabilidade: Peças antigas ainda existentes em madeira são ainda encontradas como: elementos de construções, sarcófagos, embarcações, armas, instrumentos musicais, etc. Porém, para se garantir a durabilidade da madeira, faz-se necessário classifica-la quanto às condições de como será usada, é importante conhecer os tratamentos preventivos bem como a execução de detalhes minuciosos de projeto, (BENEVENTE, 1995).

- Manutenção: É uma matéria-prima versátil, pode ser usada de acordo com a necessidade do projeto, permite ligações e emendas de fácil execução.

Resistência ao ataque de xilófagos: As madeiras usadas em armações (Jatobá, etc) oferecem alta resistência à agressão de organismos xilófagos (insetos que se alimentam de madeira, como os cupins, as vespas e algumas espécies de besouro), uma vez que estes só a atacam a madeira quando estas mostram sinais de apodrecimento.

- Isolante Término e Acústico: A madeira por si só já é um isolante natural, tanto térmico como acústico. Quando em boas condições naturais de isolamento contribui com a economia de energia dos aparelhos de climatização de ambiente.

- Segurança: Pode parecer que não, mas a madeira tem uma resistência maior ao fogo comparado com o metal, concreto e ferro, pois estes se deformam, perdem sua função estrutural, quando expostos a altas temperaturas.

 – Manutenção: O apodrecimento precoce da madeira pode ser evitado quando:

– Os pontos de condensação de água são evitados.

– Impermeabilizantes são aplicados nos encaixes e nos apoios.

– Utilizar a madeira sempre 20 cm ou mais acima do solo.

– Espaço livre entre o assoalho e o solo é deixado para que haja ventilação.

– Espaço livre entre o forro e a cobertura, também são deixados para ventilação.

Economia de energia: Ao comparar uma construção em madeira a uma de estrutura de outros materiais, observou-se economia de energia:

Na construção da estrutura de um pavilhão com as mesmas dimensões utilizando como material estrutural: madeira, betão armado, ferro e alumínio. Comparando a energia despendida desde o fabrico dos materiais até o final da obra verifica-se que se gatou: Madeira – 1 unidade. Betão armado – 6 unidades. Ferro – 16 unidades. Alumínio – 160 unidades. (UTILIZAÇÃO, 2009, p. 3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (971.3 Kb)   docx (845.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com