TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MADEIRA PLATAFORMA NA ARQUITETURA

Por:   •  20/8/2020  •  Dissertação  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Madeira Plataforma

O Wood Frame é um sistema construtivo elaborado com peças de madeira, também é conhecido como madeira plataforma. Esse tipo de construção é mais utilizado em países, como o Canadá e os Estados Unidos, mas vem se destacando no Brasil.

O sistema madeira plataforma é composto por madeira maciça com dimensões diferenciadas, com pouco espaçamento, mas que obtém resistência e firmeza com o fechamento que é feito com chapas estruturais de madeira juntamente com as conexões feita com pregos.

A madeira plataforma exige técnicas e detalhamentos em todas as etapas da construção, desde a fundação até o telhado. É preciso estar atento a todo tipo de particularidade, como o local de implantação, a escolha dos materiais, o processo de construção e entre outros fatores importantes para desenvolver uma obra de excelente qualidade.

As construções desse sistema possuem diversos componentes, como os montantes, que são pilares de madeira dispostos na horizontal, as travessas que são as peças horizontais que oferecem sustentação para as janelas (vergas e contravergas), fornecendo apoios que reduzem o comprimento de flambagem nos pilares e o barroteamento, que sustentam os pavimentos acima do térreo. Além desses, o sistema é composto por outros itens, como os contraventamentos, as barras horizontais e outros.

O Wood Frame possui inúmeras vantagens, como a capacidade de ser um material renovável, assim tem um impacto ambiental menor do que obras com acabamento de cimento. Possui uma maior produtividade na vedação vertical, pelo fato das chapas de OSB serem maiores do que ripas maciças com encaixe macho-fêmea, que são utilizadas em sistemas construtivos convencionais de madeira. Além disso, é uma construção leve e seca com um adequado sistema de isolamento acústico e térmico.

Existem desvantagens no sistema, como a necessidade de um cuidado e tratamento com as peças de madeira a fim de torna-las mais duráveis. Também não é possível desenvolver a obra sem o uso do concreto armado, as chapas de OSB são rugosas e exigem um melhor acabamento para obter a superfície lisa e os montantes não podem sofrer perfurações.

Para iniciar a construção, começa pela fundação, que pode ser de concreto, alvenaria, pedras ou madeira, que quando escolhida deve passar por um método de tratamento que é realizado sobre vácuo pressão em autoclave com produtos CCB e CCA. Além disso, as estacas devem ter um espaçamento entre 15 e 25cm, enterradas a 1 metro do solo apoiadas em blocos de concreto.

Para o piso, primeiro monta a estrutura (contrapiso e piso), mas antes, é preciso sustentar um grupo de vigas sobre estacas de madeira, de alvenaria ou baldrame, perpendicular ao conjunto de vigas, onde é disposto um composto de barrotes, e sobre eles é fixado o contrapiso ou piso

Depois é feito um barroteamento, com barrotes de largura de 4cm e altura entre 9 a 30cm de acordo com os vãos, espaçamentos, espécies e classes de madeiras usadas. Geralmente, o espaçamento entre eles varia de 30 a 60 cm de acordo com a espessura e de outras particularidades mecânicas do contrapiso. A madeira empregue, deve oferecer resistência mecânica, rigidez considerável para suportar o peso, e boa firmeza em relação a extração de pregos e ausente de empenamentos. A pregação ocorre na forma lateral e inclinada.

As paredes são formadas por montantes, barras horizontais e contraventamentos. As barras horizontais se dispõem na base e no topo do painel. Os montantes são apoiados na parte da base que viabilizam sustento para a parte superior. Na parte superior é colocada mais uma barra horizontal que guarnece um maior auxílio e amarração entre o painel e a parede. Os contraventamentos se integram de forma diagonal com as extremidades da barra inferior juntamente com a da barra superior, em geral, são usados para impedir o colapso derivado de forças horizontais e para suportar as cargas da cobertura.

Nos vãos são primordiais as peças especiais, principalmente nas paredes que recebem cargas do telhado, como as vergas, os montantes e as soleiras.

Para o fechamento das paredes existem duas tipologias, o Siding que equivale ao acabamento, que é a cobertura final, ou seja, a faixa mais externa, é considerado uma etapa opcional e vai de acordo com a função que se quer desejar da vedação e do tipo de revestimento executado. Já o Sheating retrata a camada de fechamento, normalmente é estabelecida como a cobertura estrutural. Sua aplicação ocorre diretamente sobre os montantes ou nas vigas de uma estrutura. É utilizada na parte externa da estrutura da parede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com