TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE SHOPPINGS CENTERS SUSTENTÁVEIS

Por:   •  15/9/2020  •  Artigo  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE SHOPPINGS CENTERS SUSTENTÁVEIS

Caio Marcos de Sá Paiva, Camilla Amorim de Souza, Karen Guerra Reis, Letícia de Souza Cristo, Samara Macedo

Resumo: O breve artigo debate sobre os usos de produtos e meios sustentáveis na edificação em geral de shoppings centers, desde a obra até seu funcionamento. Buscando conscientizar o público em que ali frenquenta, deixando em vista que o essencial é poder aproveitar o espaço sustentavelmente, tendo como foco a iluminação natural, reutilização de água e outro sistemas inteligentes, meios de convívios ao ar livre e atividades que não prejudiquem o meio ambiente. O intuito é a implantação da sustentabilidade na arquitetura comercial de grande escala, levando em consideração ideias que diminuem o impacto causado à natureza e que podem ser inseridas de forma funcional na concepção do projeto. Através do estudo em questão pode-se entender que é possível amenizar os conflitos ambientais existentes na construção civil, criando assim uma arquitetura fundamentada em conceitos sustentáveis, revolucionários e economicos, que como consequência amenizaria o esgotamento de recursos naturais, fazendo com que gerações futuras possam desfrutar desse bem natural.

Palavras chave: Shoppings centers; sustentável; sustentabilidade.  

           INTRODUÇÃO

Considerando os conceitos, sustentabilidade faz referência ao princípio de buscar um equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e o direito de exploração para sociedade. (Sousa, BRASIL ESCOLA)

O desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. (Our common future- Gro Harlem Brundtland, 1987).

Além de uma economia na obra, um projeto considerado SUSTENTÁVEL causa baixo impacto na natureza, ou seja, insuscetíveis de acarretar algum dano ou mesmo agredir o meio ambiente, levando em conta sua eficiência durante todo período de vida da edificação. É fundamental pensar em uso consciente, reaproveitamento, consumo eficiente, construções com melhor desempenho e, principalmente, lembrar do futuro.

sustentabilidade se tornou um tema debatido e uma tendência na implementação de projetos em diversas áreas da sociedade como, por exemplo, em Shopping Centers que contém um conjunto de estabelecimentos de varejo de diferentes bens de consumo, além de prestação de serviços e lazer. Atendendo a essas necessidades do consumidor, deve se tornar um ambiente acolhedor, que oferece uma boa variedade de entretenimento, capaz de reunir públicos distintos, com espaços de convivência para cada um.

Diante dos recursos energéticos e financeiros que esse tipo de obra consome, além da quantidade significativa de resíduos que geram, a mudança de hábitos é essencial. E pensando nisso os Shopping Centers estão investindo cada vez mais no conceito “Green Buildings”, um projeto que visa reduzir os prejuízos à sociedade como um todo.

O objetivo é manter os visitantes por mais tempo, na instalação de espaços voltados para a convivência, saindo um pouco da fórmula básica das praças de alimentação com a criação de espaços onde tem a preocupação ambiental e buscam a conscientização comunitária.

Um projeto sustentável em um shopping, também pode ser representado em terraços jardins, hortas comunitárias, jardins internos e utilizar de projetos de reciclagem, também há várias formas de reutilização de água e luz que serão abordados em seus termos técnicos para execução correta, levantando os problemas e propostas de intervenção para solução dos mesmos.

Conscientização ambiental não quer dizer apenas economizar recursos, mas saber o que fazer com o que for utilizado.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. INTERAÇÃO SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Na Sociologia, a interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais”. (DIANA, O que é interação social? 2019). Ou seja, é um elemento que é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade,e construção dos processos que tornam um indivíduo sociável.

“O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem”. (MAGALHÃES, Meio Ambiente, 2020).

A aplicação da sustentabilidade em shoppings visto que, a interação do homem ao meio ambiente pode transformar imensamente a qualidade de vida dos seres humanos, de uma forma especifica a sustentabilidade visa harmonizar crescimento econômico com preservação do meio ambiente.

Sendo assim, com a interação do homem no meio ambiente em função de construir shoppings verdes, ou seja, sustentáveis. Visando sempre uma melhoria na qualidade de vida tanto do presente, como principalmente do futuro. Analisa-se que, na utilização de recursos para melhor qualidade de vida dos seres humanos que usam os shoppings centers, e necessário que criem ambientes sustentáveis visando sempre a utilização de produtos ecologicamente corretos.

  1. REQUALIFICAÇÃO: PROCESSOS E IMPACTOS

A requalificação é um ponto de extrema importância quando o assunto em questão é a sustentabilidade dos Shoppings Centers, pois é preciso entender os processos e impactos causados no contexto urbano e social das cidades. A definição de requalificação são os conjuntos de atividades que visam aprimorar uma zona pública, urbanística, paisagística e ambiental, analisando bem os requisitos para que aconteça uma melhor revitalização.

É notável o quão a sociedade vem consumindo os recursos naturais do planeta Terra. Por conta disso é de extrema necessidade a implantação de um novo modelo socioambiental para então gerar uma sustentabilidade que amenize o estrago feito até então e preserve o planeta para as futuras gerações. Nesse caso, seria inovador a aplicação de idéias sustentáveis em Shoppings Centers e grandes centros comerciais.

  1. ESTUDO DE CASO: BURWOODBRICKWORKS

O conceito de desenvolvimento sustentável foi definido pela primeira vez no Relatório Brundtland como um tipo de desenvolvimento que atende as necessidades presentes sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades (World CommissiononEconomicDevelopment – WCED, 1987, p. 43).

Com isso cada vez mais a obra sustentável tem tomado um grande espaço no mundo, tanto em pequenas, quanto grandes construções, inclusive em shoppings. Temos BurwoodBrickworks (figura 1) como um grande exemplo, considerado o maior shopping sustentável do mundo. Foi projetado pela NH Architecture, com apoio nos interiores da Russell & George, com sede em North Melbourne, foi inaugurado em dezembro de 2019, na cidade de Melburne, Austrália.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com