TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Arquitetônica

Por:   •  25/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

Luana Moraes dos Santos, 3776450

Atualmente, a produção arquitetônica apresenta uma grande falta de simetria na sua forma com a estética dos sistemas estruturais das edificações, porém o destaque da estrutura varia de acordo com o edifício projetado, as vezes limitando-se apenas a sua função de sustentação, e outras vezes trabalhada como um elemento formal de destaque na arquitetura.

A grande maioria dos edifícios construídos atualmente, utilizam o sistema estrutural apenas à função de dar sustentação ao edifício, embora seja seu papel fundamental. Existem obras que não se alinham com a maioria dos edifícios construídos atualmente, pois sua estrutura é o elemento de maior destaque em sua composição arquitetônica. Um exemplo que podemos analisar é o Edifício Acal, SP de Pedro Paulo de Melo Saraiva.

[pic 1]

O edifício tem dupla fachada, sendo elas ocultas e expostas. A fachada oculta é composta por faces de vidro, com caixilharia em alumínio, já a fachada exposta é de concreto aparente, composta por sete módulos simétricos no sentido horizontal, e doze módulos idênticos no sentido vertical. Os módulos de concreto possuem duas barras diagonais, que acabam gerando um “X” inscrito em um quadrado, para o travamento estrutural, tratando-se de quatro planos suspensos com treliças tubulares, distantes do plano interno de vidro e sem intersecção nas arestas. O edifício é sustentado por oito pilares periféricos em concreto armado, além da estrutura do núcleo central, fundindo-se à fachada exposta, dois em casa face.

É importante reforçar que os sistemas estruturais apresentam um papel funcional e um formal no projeto de arquitetura. O papel funcional é vinculado às necessidades de sustentação e manutenção do objeto arquitetônico na sua forma desejada. Já o formal, vinculado às possibilidades de destaque na composição arquitetônica. Um exemplo que podemos mostrar é o Estúdio Madalena, localizado em São Paulo, projetado por Apiacás Arquitetos.

[pic 2]

Com um sistema construtivo inovador e com eficiência foi projetado o Estúdio Madalena, foram utilizados estruturas metálicas e fechamentos em painéis de concreto. Foram realizados diversos experimentos que comprovassem que a mecânica da estrutura era resistente, ela também foi utilizada na horizontal, como superfície de piso, dando assim continuidade a texturas das paredes e reduzindo o custo de construção.

O edifício faz o uso misto, sendo moradia e trabalho sendo dividido em dois volumes independentes, um abaixo e outro acima da cota da rua. O primeiro volume encontrasse abaixo do nível da rua, ocupando o máximo do perímetro do lote, já no volume superior, está suspenso com pilotis, possuindo dois pavimentos e se destacando pelos peines de concreto e por sua estrutura metálica

Suas duas faces do estúdio são abertas para a paisagem, e com grandes aberturas proporcionadas pelo uso da caixilharia de alumínio e vidro, favorecendo a entrada da iluminação natural, o fato das paredes serem ocas, com extremidades densas em espessuras, o desempenho acústico da estrutura também é eficiente.

Há múltiplas possibilidades de valorização do sistema estruturais existente nos edifícios, mas devemos destacar a necessidade da resolução do sistema com a conceito do projeto de arquitetura. A valorização deve estar presente desde a fase de conceito e de concepção do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (434.1 Kb)   docx (657.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com