TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  10/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA / UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

CAMPUS TATUAPÉ

LORENA SANGELA DE BARROS RODRIGUES – RA: N890142

RESENHA DE PSICOLOGIA SOCIAL: FILME “A ONDA”

o comportamento de indivíduos e no que ele é influenciado socialmente

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Social como parte da avaliação do 2º semestre. Campus: Tatuapé Turno: Matutino. Prof. Luis Antonio Lima

        

SÃO PAULO

2023

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 1


2. DESENVOLVIMENTO................................................................................................ 1

..........................................................................................................................................2


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................ 2


REFERÊNCIAS............................................................................................................... 3

INTRODUÇÃO

Nesta resenha será realizado uma linha de pensamento entre o filme “A onda” e a Psicologia Social. Um dos principais aspectos em comum é a busca pela compreensão a respeito da influência do outro no comportamento humano, tomando por base os conceitos de “atitude” e “mudança de atitude”.

A Psicologia Social explica que quando inserido em determinado meio, um indivíduo muda a sua diretriz de comportamento, a fim de se adequar a ele. Assim, graças a isso, é possível estudar como a influência externa muda a sua essência individual no momento.

O experimento do professor sobre autocracia busca compreender e explorar essa mudança de comportamento, a manipulação pela força do discurso de massa e o comportamento autoritário.

Desenvolvimento

A onda é um filme de drama e suspense alemão de 2008, dirigido por Dennis Gansel. O filme surgiu a partir de uma adaptação do livro homônimo do norte-americano Todd Strasser. A história é baseada em um caso real do professor Ron Jones, que conduziu uma experiência social com os seus alunos do ensino médio.

O principal objetivo desse experimento era estudar as influências do grupo sobre o comportamento do indivíduo. O professor decide reproduzir algumas práticas nazistas como o uso de slogan, adoção de um símbolo gráfico para representar “a onda”, uniformes e continências, etc.

 O movimento acaba ganhando força e atraindo mais estudantes. O grupo criou o nome “A onda” para identificar seus seguidores e começam a considerar como inimigos os estudantes de uma turma de anarquismo liderada por outro professor, iniciando assim os conflitos e saindo do controle.

Assim como já citado em sala de aula, o comportamento da massa se caracteriza pela dissolução da identidade de cada sujeito, ocorrida pela identificação horizontal realizada entre seus participantes e uma identificação vertical com o líder, cuja figura é introjetada, ocupando o lugar do ideal do ego e do superego de cada um dos componentes da massa. A massa age como uma unidade viva, seguindo dócil o líder, vivenciado como uma figura paterna idealizada.

Esses grupos se unem a partir de um interesse partilhado num objeto. Freud (2010, p. 25) explica que quanto mais fortes essas coisas em comum (this mental homogeneity), mais facilmente se forma, a partir dos indivíduos, uma massa psicológica, e mais evidentes são as manifestações de uma alma coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com