TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recuperação de Sociologia

Por:   •  14/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

 Eixo: Introdução ao pensamento sociólogo

1. Criado pelo cientista social norte-americano Charles Wright Mills em 1959, o termo “imaginação socióloga” parte do caráter investigativo da questão. O sociólogo procura descrever o processo de conexão entre a experiência individual da pessoa com as instituições sociais sob as quais convive e com o seu próprio lugar na história.

É a habilidade que sociólogos desenvolvem para analisar a conexão de vida do cotidiano de indivíduos com os seus problemas sociais. É um pensamento que estabelece conexões mais amplas entre indivíduo e sua sociedade. Para adquirir tal forma de visão é necessário analisar sua sociedade onde vive de uma maneira externa, procurando diminuir sua própria influência na análise. É olhar para as coisas de maneira diferente da que estamos habituados, e olharmos numa perspectiva mais vasta. Para ser mais exato, o olhar comum, vê as coisas como um fluxo recorrente de ideias e ações dos indivíduos em sociedade. A imaginação sociológica busca compreender além desse fluxo, refletindo sobre como a sociedade e o indivíduo se relacionam e como os elementos próximos a este podem contribuir ou prejudicar sua vida.

2. Os principais tipos de conhecimento são:

>Conhecimento empírico: Baseado no achismo e no senso comum. Surge a partir da interação e observação do ser humano com ambiente que o rodeia. Por ser baseado em experiências, o conhecimento empírico não costuma apresentar a legitimidade da comprovação científica e por isso, é muitas vezes suscetível a erros.

>Conhecimento religioso: Baseado em dogmas religiosos e em escrituras sagradas. Sob a ótica do conhecimento religioso, esta é a verdade absoluta e apresenta todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana, não havendo a necessidade de comprovação científica.

>Conhecimento científico: Engloba todas as informações e fatos que foram comprovados com base em análises e testes científicos. Para isso, no entanto, o objeto analisado deve passar por uma série de experimentações e análises que atestam ou refutam determinada teoria. O conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico.

>Conhecimento filosófico: Representa um meio termo entre o conhecimento científico e o empírico, pois nasce a partir da relação do ser humano com o seu cotidiano, mas baseado nas reflexões e especulações que este faz sobre todas as questões imateriais e subjetivas. Esse tipo de conhecimento foi construído devido a capacidade do ser humano de refletir. Mesmo sendo de natureza racional, o conhecimento filosófico dispensa a comprovação científica, uma vez que o objeto de análise deste não consiste em coisas materiais.

É graças ao conhecimento filosófico que são construídas ideias, conceitos e ideologias que buscam explicar, de modo racional, diversas questões sobre o mundo e a vida humana.

Alguns estudiosos também consideram o conhecimento filosófico um intermédio entre o conhecimento científico e o conhecimento teológico.

3. *LIVRO pag 22

4. A Sociologia apareceu devido a necessidade de entender os fatos socioculturais, políticos e econômicos.

Uma das condições sócio-históricas que influenciou o surgimento da sociologia foi a Revolução Industrial. Com o aumento da produção e o surgimento das ideias iluministas, houve uma transformação da sociedade europeia, mais especificamente da sociedade francesa, em que a sociedade militar e teocrática era substituída por uma sociedade industrial e científica.

Em volta das fábricas houve uma grande concentração de pessoas que procuravam emprego. Estas, viviam em condições precárias, os índices de criminalidade subiram drasticamente, assim como outros problemas sociais. É assim que, no século XIX, para a compreensão destes males, observamos uma necessidade de estudar o homem enquanto ser social, abrindo portas para o estudo não só da sociedade, quanto da economia e política.

5. Conjunto de seres que vivem de forma organizada, estabelecendo padrões, valores morais e ética.

6. Através do pensamento sociológico, é possível compreender as causas e consequências do que ocorre em determinado grupo ou no mundo em geral. Cria no ser humano um conhecimento, seja ele político, econômico ou social, e possibilita a criação de ideias construtivas para a melhora da sociedade.

7. Estranhar o familiar é observar cada detalhe e assim poder diferenciar o comum, além do que aparenta. No estudo da sociologia, é olhar de maneira diferente para o que já estamos acostumados, a partir de uma perspectiva mais ampla.

8. *LIVRO

9. *LIVRO

10. Significa ser tolerante para lidar ou avaliar o comportamento de outras pessoas. *LIVRO

11. O processo de socialização consiste na adaptação a certos padrões e hábitos culturais existentes na sociedade. Trata-se de um processo contínuo, ou seja, se inicia no nascimento e continua por toda a vida.

Tipos de socialização:

>Socialização primária: são os contatos caracterizados por alto grau de afetividade, que constituem relações diretas e de forte proximidade entre os integrantes, as interações face a face.

>Socialização secundária: pode ser entendida como a socialização iniciada ao final da infância e que continua pelo restante da vida.

 Eixo: Sociologia Clássica

12. Pag 218

13. O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

>Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

>Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com