TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação do neoclássico com o modernismo e pós-modernismo

Por:   •  12/6/2018  •  Resenha  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 5

Relação do neoclássico com o modernismo e pós-modernismo

Sumário

1. Neoclassimo3

2. Modernismo4

3. Comparativo7

4. Referências Bibliográficas9

1. Neoclassicismo: Também conhecido como o novo classicismo, esse estilo rompe com o barroco e o rococó e teve a burguesia como a classe que empunhava seus estilos foi um movimento cultural que começou em meados do século XVIII (século das luzes) com o abandono de preconceitos e a valorização da razão respeitando a liberdade de expressão, e nas 3 primeiras décadas do século XIV, esse movimento tinha como inspiração a Antiguidade clássica, como a Grécia, a Roma antiga entre outros.

No final do século XVIII, com o aumento das escavações na arqueologia, principalmente da Pompéia e Herculano, foi oferecido a primeira visão de uma arte antiga bem preservada acabou levando ao exagero da imitação da arte grega

Com o acontecimento da revolução industrial, houve o surgimento de novas tecnologias como por exemplo o ferro e o vapor, que permitiu uma inovação no sistema construtivo. Também era usado materiais, como pedra, mármore, granito, madeira, vidro e concreto.

Buscavam um método, uma maneira, de transformar a arquitetura em uma ciência exata.

Quanto a linguagem da arquitetura podemos abordar características tais como:

-Buscar um método, uma maneira, de transformar a arquitetura em uma ciência exata

-A arquitetura passou a ter um elemento simbólico

-A frente dos edifícios passar a ter sua identidade, se diferenciando do resto de seus elementos

-Se destaca pela sua volumetria horizontal, transparecendo ao observar a ideia de grandiosidade em suas fachadas, assim como a noção de conforto à nível interno. A verticalidade é meramente secundaria

-A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque

Quanto a pintura pode-se notar certas características como:

-Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante

-Exatidão nos contornos; sobriedade nos ornamentos e no colorido, pinceladas que não marcavam a superfície, dando à obra um aspecto impessoal onde predominava o desenho sobre a cor

2. Modernismo: é o nome dado aos conjuntos de movimentos artísticos e literários surgidos na década de XIX, como por exemplo, o expressionismo, o cubismo, o fovismo, o futurismo, o dadaísmo e o surrealismo.

Esses movimentos tendem a aceitar as inovações vigentes (adoção de ideias e práticas modernas que surgiram do reflexo da industrialização, visando à revalorização da arte) e tem uma preferencia para o moderno. No Brasil, as primeiras obras modernistas, surgem quando o processo de industrialização ainda estava começando, então a arquitetura brasileira não era voltada para solucionar problemas sociais.

Houve a integração de outras artes à arquitetura, como artes gráficas e figurativas. Os objetos de uso cotidianos passaram a ser usados com enfoque apenas decorativo e tiveram sua linguagem influenciada por curvas e arabescos.

Com essas novas formas delicadas e a estética que surge nos objetos e materiais, o movimento trás a atenção da burguesia.

Na Arquitetura Modernista, era possível contemplar o sistema construtivo (vigas, estruturas de ferro). Nesse período havia duas tendências: formas sinuosas e orgânicas (tendo como Frank L. Wright de exemplo, que para ele os edifícios eram como organismos vivos, eles devem partir da função para a forma), e a geometrização abstrata e funcional (que segue a escola de Le Corbusier, no qual subordina a função à forma. Deve-se enfatizar que em ambos os casos a forma e a função encontram-se em harmonia.

Figura 1 - (Casa da Cascata, de Frank Loyd Wright)

[pic 1]

Fonte: http://arquitetofala.blogspot.com.br/2011/12/arquitetura-moderna.html

Figura 2 - (Residência Villa Savoye - França - Le Corbusier)

[pic 2]

Fonte: http://arquitetofala.blogspot.com.br/2011/12/arquitetura-moderna.html

Nesse movimento ocorria o surgimento de estilos únicos (um exemplo é o arquiteto Antoni Gaudi (1852-1926), que criou obras simbolistas e naturais). Gaudi também trouxe melhorias estruturais nas construções modernas de edifícios, como por exemplo, as sacadas da Casa Batlló, que une elementos medievais, desenhos de planas e animais e inúmeras curvas sinuosas.

Surgimento de edifícios de ferro, cristal e mosaicos, também era uma forma de mostrar os novos materiais e tecnologias que possibilitavam a criação de espaços lúdicos.

A primeira casa modernista no Brasil é do arquiteto russo Gregori Warchavchik, em 1929, construído na cidade de São Paulo. Seu projeto racional e funcional apresenta uma fachada livre de ornamentos, usando linhas e ângulos retos (demonstrando uma influência cubista).

Figura 3 - CASA MODERNISTA 1929 – SÃO PAULO – SP

[pic 3]

Fonte: https://archiinbrazil.wordpress.com/arquitetura-moderna/

Além da fachada livre, podemos encontrar outras características arquitetônicas do período como a presença de pilotis, janelas em fita, planta livre e terraço-jardim.

Valoriza-se o emprego dos materiais em sua essência como o concreto armado e o ferro.

Os edifícios residenciais e comerciais passam a ter destaque arquitetônico que antes era pertencente às igrejas, catedrais e palácios nos movimentos que antecederam o modernismo.

Com o seguimento da tecnologia de elevadores e bombas d’água, era possível fazer construções com mais de seis pavimentos que funcionassem de forma eficaz. Essas tecnologias possibilitaram um processo de verticalização que se deu início na década de 30.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (314.2 Kb)   docx (179 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com