TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação do ser Humano com Meio Ambiente

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO

Diante de um cenário de frequente industrialização onde a relação do ser humano com meio ambiente vem sendo deteriorada através dos processos produtivos e por meio da intensa poluição ambiental, surgem técnicas sustentáveis que amenizam um pouco os danos causados.

Uma dessas técnicas já bem difundida no exterior é promover à reciclagem do concreto, a reutilização dos materiais e o destino específico para cada um deles que colaboram diretamente com as questões ambientais, pois na maioria dos casos o resíduo não tem destinação adequada e é depositado em áreas clandestinas, devido à escassez de áreas de deposição.

Com a reciclagem de concretos OLIVEIRA (2011, p.12) afirma que e  possível obter agregados com características bastante semelhantes ao produto original, a partir de matérias-primas com custo inferior, estima-se que até 10% de todo o material entregue no canteiro de obras é desperdiçado devido à compra em excesso, deficiência no processo de construção, imprecisões ou omissões na elaboração e execução dos projetos, perdas no transporte e armazenamento. Mais de 90% desses resíduos podem ser reciclados e reutilizados.

De acordo com (SILVA, 2004, p. 23) a prática mais comum tem sido empregar os resíduos no estado bruto, sem qualquer processamento por ser um material de composição química semelhante ao solo, à recuperação agrega somente valor imobiliário para essas áreas.

A resistência e a durabilidade do concreto reciclado são controladas não apenas pela porosidade da pasta de cimento, como é o caso do concreto convencional, mas também pela porosidade do agregado que facilmente ultrapassa os 10%.

Referência  :

DEVIANTE. Brasília, DF. Disponível em: < http://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/novo-desafio-para-sustentabilidade-o-concreto-reciclado/>, Acesso em: 19 set. 2018.

CONCRETO RECICLADO. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: , Acesso em:  30 set. 2018.

CASA SUSTENTAVEL E ECOLOGICA. Brasília, DF. Disponível em:< https://casaeconstrucao.org/projetos/casa-sustentavel-ecologica/>, Acesso em: 19 set. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com