TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reutilização de Pneus na Engenharia Civil

Por:   •  7/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Reutilização de Pneus na Engenharia Civil

Criado no século XX com o único intuito de servir à indústrias automotivas, os pneus se tornaram um dos maiores poluentes das cidades pois, conformea população fazia a troca de automóvel, os pneus eram descartados em lixões abertos ou desmanches em vez de serem reutilizados pelas indústrias.

Com o objetivos de resolver esse problema e também revolucionar a engenharia civil dando um aspecto mais sustentável, os pneus passaram a ser usados como material estrutural.

Composição Química do Material

27% de borracha sintética

14% borracha natural

28% fumo

17% de petróleo e outros químicos

10 % aço

4% têxtil

Pó de Pneu

Em julho de 2012, três estudantes de engenharia civil da universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveram pesquisas referente a utilização de “pó de pneu” em argamassa.

Após a realização de testes para medir os níveis de elasticidade, tração e compressão do material, e a quantia necessária do produto para garantir bom resultado, foi possível concluir que a argamassa produzida através do Pó de Pneu é suficientemente resistente, assim como a argamassa convencional, com exceção apenas no teste de absorção de líquidos, onde a nova substância se sobressai em relação à argamassa comum.

Devido à facilidade na produção do mesmo, o material se torna mais barato que o convencional. Sobre questões estruturais, o material é recomendado para ambientes fechado e que não tenham muito contato com áreas úmidas. Devido à sua textura, a utilização do produto pode causar fissuras com o tempo causado pela sua facilidade em dilatação com altas temperaturas e a retração em baixas temperaturas.

Processo de Moagem do Pneu

Aplicação do Material

“Conforme testes, o material tem resistência para suportar o peso da terra e da pavimentação, por cima. O material alternativo poderá ser empregado na construção...” - Ricardo Ricchini

A reutilização dos pneus na engenharia civil pode ser feita através da substituição de colunas, paredes, como argamassa, e no asfalto. No caso da Galeria de Araçoiaba da Serra, a mesma foi utilizada como parte da estrutura devido a sua maior flexibilidade e melhor sustentação em relação ao cimento. O concreto com fibras de borracha é mais vantajoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com