TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA I

2020.2

[pic 1]

PROFESSOR:

TURMA:

NOME:

FICHAMENTO 1

HISTÓRIA DA ARQUITETURA

BOLTSHAUSER, JOÃO

  • SOBRE O AUTOR:

João Boltshauer foi professor da Universidade de Minas gerais nos anos 60, conhecido por seu grande trabalho nos estudos de arquitetura analítica, com foco nas principais fases da história da arquitetura ocidental.

  • SOBRE O TEXTO:

A obra História da arquitetura, mais especificamente o primeiro capítulo do livro, chamado introdução a história da arquitetura tem seu nome extremamente ilustrativo. Com o objetivo de introduzir de forma objetiva os períodos faz-se necessário antes entender os elementos da arquitetura sendo os elementos necessários para as edificações que conhecemos.

Tais elementos são os maciços, esteios, vãos, tetos e coberturas. Estes elementos primordiais são alterados de acordo com os fatores de influência sofridos. Pode-se dizer que cada construção é alterada pelo meio, seja por causa de elementos geográficos, geológicos, técnicos e evolucionais, como também por aspectos históricos e sociais.

SITUAR O TEXTO: Contextualizar o texto quanto a época e local que são abordados.

TEMA PRINCIPAL: Deverá ser feito um parágrafo de síntese explicando qual o tema principal tratado no texto.

QUESTÕES ABORDADAS: De forma breve, deverão ser explicitadas as principais questões (argumentos) pelas quais o autor passa para construir seu tema principal.

CONCLUSÃO “CRÍTICA”: Contextualizar com informações sobre os eventos sócio-políticos e econômicos que você saiba sobre o período abordado no texto e relacionar e/ou exemplificar com obras (cidades, arquitetura e obras artísticas) que você conhece. Essa comparação deverá ser justificada e ilustrada (desenhos, fotos e descrição) com exemplos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BOLTSHAUSER, João. História da arquitetura. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1963 v.1. Capítulo I: Introdução à história da Arquitetura.

BARCI CASTRIOTA, Leonardo. Os alvos da história da arquitetura: João Boltshauser e Sylvio de Vasconcellos. Arquiteturarevista, vol. 9, núm. 2, julio-diciembre, 2013, pp. 73-81 Universidade do Vale do Rio dos Sinos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com