TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 1

Períodos: Arte Pré- Histórica e Primitiva

  1. Considerações sobre o texto Dialética da Natureza
  • Os macacos antropomorfos, ao subirem em árvores, adotaram uma nova postura que redundou no Homo Erectus  
  • O Homo Erectus liberou as mãos para o trabalho. As mãos se desenvolveram, surgiu o dedo polegar e, com isto, o desenvolvimento da habilidade para o trabalho e a produção de ferramentas. Com elas, o aumento da produtividade e a organização do trabalho.
  • Desenvolvem-se o cérebro, a visão e os órgãos de comunicação (O homem passa a ter o que falar com os outros)
  • O Homem domina a Natureza...

“O animal apenas utiliza a Natureza, nela produzindo modificações somente por sua presença; o homem a submete, pondo-a a serviço de seus fins determinados, imprimindo-lhe as modificações que julga necessárias, isto é, domina a Natureza. E esta é a diferença essencial e decisiva entre o homem e os demais animais; e, por outro lado, é o trabalho que determina esta diferença”

F. Engels

  • A arte pré-histórica reproduz essa relação do homem com a Natureza, desenvolvendo sua função, sua temática e técnica, a partir da evolução do homem.

  1. Descrição do período: Pré-história

Ao longo do período aqui estudado, denominado pré-histórico, arte e arquitetura têm um papel de simbolismo e utilidade.

A divisão do período se dá em três etapas diferenciadas pela organização social e pelos meios de produção: sociedades primitivas de caçadores; agricultores e nômades.

O período a ser retratado inicia-se em 30.000 A.C. ainda uma sociedade baseada na caça.

Períodos anteriores: 250.000 A.C. (Paleolítica inferior);  50.000 A.C.    instrumentos de pedra lascada (sílex) homem de Neanderthal;

  • Sociedade de Caçadores

30.000 A.C. (Homo Sapiens) sudoeste da França e norte da Espanha

11.000 A.C. norte da África, norte da Ásia, Américas, Austrália

Zoomorfismo (não havia senso de superioridade do homem sobre os animais, a dependência era total dos animais e da natureza);

Nessas condições a arte primitiva busca representar figuras de animais, como expressão do que havia de mais importante para a sociedade;

A habilidade humana multiplica suas potencialidades com o uso de instrumentos (ferramentas). O próprio desenvolvimento do homem, ao caminhar em duas pernas, libera as mãos para o trabalho. A mão do homem é a única entre a dos animais que possui um polegar, que se contrapõe aos demais dedos.

Este polegar é fruto do trabalho e do desenvolvimento humano, e se adapta à sua necessidade de agarrar, com maior habilidade,  os instrumentos, alimentos, objetos, etc.

Se o animal era divinizado, o homem que o reproduzia era um ser especial, que cumpria as funções de sacerdote, artista, médico, etc.

Há evidências de que, apesar de bastante primitiva já havia os especialistas na pintura e na arte rupestre.

  • Sociedade de Agricultores

8.000 A.C. (Mesolítico) Oriente Médio, Palestina, Síria e Mesopotâmia

3.000 A.C. Expansão pelo Danúbio e o Mediterrãneo

É provável que a agricultura tenha se iniciado com o trabalho feminino, enquanto os homens caçavam e traziam sementes. Na arte, surgem as primeiras representações humanas, arte utilitária (feminina): vasos, talheres, etc.

Representação humana com cabeça de animais (religiosidade)

  • Sociedade Nômade

3.000 A.C. Expansão pelo Danúbio e o Mediterrãneo

Sociedade pastoril, domesticação do cavalo (carreta)

Estilização, desenhos abstratos, geometrismo, decoração.

A arte primitiva se espalha pelo norte da Europa, Oriente Médio e Sudeste asiático.

3. Arquitetura

Não se pode falar de uma arquitetura pré-histórica no sentido artístico, apesar de seu caráter funcional. Os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas. Mais tarde eles começariam a construir abrigos com as peles dos animais que caçavam ou com as fibras vegetais das árvores das imediações, que aprenderam a tecer, ou então combinando ambos os materiais.

Somente no final do neolítico e início da idade do bronze é que surgem as primeiras construções de pedra, principalmente entre os povos do Mediterrâneo e os da costa atlântica. No entanto, como esses monumentos colossais tinham a função de templo ou de câmaras mortuárias, não se tratando de moradias, seu advento não melhorou as condições de habitação.

Nos primórdios da História, egípcios e sumérios já dispunham dos elementos fundamentais de uma arquitetura artística. Em palácios e templos, os babilônios, hititas e persas levaram a arquitetura a um nível majestoso. Mas foram os gregos que superaram a arte oriental e egípcia com um gênio criador que até hoje pode ser admirado no Partenon de Atenas e em outros vestígios.

Os deuses gregos não estavam separados dos homens. Conviviam com eles e tomavam de empréstimo suas feições. Por esse motivo, os templos eram construídos mais como moradias dos deuses que como lugares de adoração. Esculturas e pequenos modelos de argila, datados de 1.000 anos antes de Cristo e descobertos pelos arqueólogos, mostram que os primeiros templos eram semelhantes às cabanas dos gregos.

  1. Arte Primitiva

A criação agro-pastoril permite que o homem se adapte a qualquer tipo de clima, podendo se instalar em qualquer região  A arte primitiva se espalha pelo norte da Europa, Oriente Médio e Sudeste asiático.

Em 250.000 A.C (na maior Era Glacial), o homem chega ao Oriente

A Indonésia serve como ponte para a Oceania e a Polinésia, e para todo o Pacífico, chegando à América.

Principais temas da arte primitiva:

  • Objetos Utilitários
  • Reverência aos mortos
  • A Fecundidade
  • A mulher grávida
  • O homem acocorado
  • A serpente e o dragão
  • Estilização, desenhos abstratos, geometrismo, decoração.

Comentário sobre as pinturas corporais dos índios brasileiros e o paralelismo dessa arte com outras manifestações asiáticas e americanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (434.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com