TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA E PRÁTICA DO PARTIDO ARQUITETÔNICO

Por:   •  19/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA E PRÁTICA DO PARTIDO ARQUITETÔNICO

Questão 1:

A partir dos dois trechos retirados do texto, faça uma reflexão como você percebe o processo de projeto.

O processo de um projeto é percebido primeiramente na construção de ideias. O projeto parte de um conjunto de atividades idealizadas, pode ser realizada em grupo, individual, mas com o objetivo de produzir um determinado bem, serviço ou resultado. Podendo desenvolver, construir um edifício. Os processos são as ações, são as atividades pensadas para incluir o projeto, tendo um objetivo de ter resultados e serviços idealizados, colocando em prática o que foi pensado, buscando execuções eficientes e as mais adequadas para o processo de um projeto.

Questão 2:

Com as suas palavras, tente explicar o que acontece dentro da “caixa preta” citada no texto.

O que se entende de caixa preta é o arquiteto define seu partido arquitetônico, ou seja, colocar em pratica suas ideias através de croquis. Essas ideias variam de acordo com o julgamento de cada um, a maneira de interpretar suas ideias, de pensar seu partido/desenho-croqui definido. O sentimento de cada arquiteto é diferente, a opinião e a forma de fazer o projeto. Diversas formas para se projetar é bem individual, uma vez que a "caixa preta", cada um dá um valor especifico para seu conceito arquitetônico. É a criação do projetista, onde coloca todas as suas ideias pensadas em um resultado de trabalho bem executado.

Questão 3:

‘’A afirmação de que o partido é a ideia preliminar do edifício a ser construído, ou uma prefiguração do objeto, que o projetista elege como ponto de partida e fio condutor, não abrange a totalidade dos modos de projetar, portanto não é universal, como também não o é o movimento do todo em direção à parte.’’ Você concorda com o autor? Porque?

Cada arquiteto possui sua própria maneira/estilo de pensar e projetar, o mesmo se aplica na ideia preliminar do edifício a ser construído, ou seja, o partido arquitetônico.

Assim como os teóricos, muitos arquitetos adotam o partido arquitetônico antes da execução do projeto e outros só adotam o partido no ato ou no meio da execução do projeto. Portando, pensando que cada arquiteto projeta da forma que melhor o atende, concordo com o autor que a totalidade do modo em projetar não é universal.

Questão 4:

‘’Proponho aqui pensar sob o pressuposto de que o modo como cada arquiteto projeta é menos relevante do que o resultado final do seu trabalho. A sua metodologia, que é sempre particular, tem um interesse menor neste momento.’’ Você concorda com o autor? Porque?

Cada arquiteto possui a sua própria metodologia no processo de projetar e para nós estudantes de arquitetura é importante saber como foi o processo até a ideia final que norteou o arquiteto em seu projeto. Neste ponto de vista, discordo do autor onde ele diz que o modo como cada arquiteto projeta é pouco relevante. Entretanto, para pessoas leigas no assunto, a ideia defendida pelo autor, para tais pessoas, se enquadra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com