TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO TRANSPORTE ALTERNATIVO NO INTERIOR DO NORDESTE

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício: Resenha Crítica

Discente: Nayanne Maria Gonçalves Leite

Matrícula: 201622200128

A UTILIZAÇÃO DO TRANSPORTE ALTERNATIVO NO INTERIOR DO NORDESTE

O transporte alternativo é um meio de se locomover diferente dos meios convencionais, que contribuem para o aumento dos problemas de mobilidade urbana. Buscando facilitar o trânsito e melhorar a vida da população, tendo em vista o conforto e a agilidade, são adotados os transportes alternativos.

Nos últimos anos, pode-se perceber um grande incentivo ao uso de bicicletas, principalmente, nas grandes metrópoles com a construção de ciclovias. Também, foram construídas algumas estações, nas quais o ciclista pode alugar a bicicleta e se deslocar até ao trabalho ou local desejado. Porém esse meio de transporte não é tão seguro, tendo em vista a falta de educação e a violência no trânsito, as ciclovias brasileiras não são seguras, deixando em risco a população.

No nordeste brasileiro, em suas capitais a situação é a mesma da maioria das metrópoles do país. No interior a realidade é ainda pior, o número de ciclovias é mínimo ou inexistente. Em cidades como Juazeiro do Norte, importante polo turístico e comercial, sendo uma das maiores cidades do interior do Ceará, os ciclistas disputam lugar entres os carros, uma vez que as ciclovias são destinadas apenas a prática esportiva e não interligam pontos importantes da cidade,  impossibilitando a população de utilizar a via para ir ao trabalho ou a escola, por exemplo.

Diante desse fato, a maior parte da população do interior utiliza as vans como transporte alternativo, porém esse meio não é tão rápido em cidades como Juazeiro, uma vez que o transito nesse local é lento. Em pequenos municípios, os meios alternativos para o deslocamento no próprio município é a pé ou, raramente, através de bicicleta. O transporte intermunicipal é realizado por meio de vans, que estabelecem os horários de saída e de chegada.

O transporte alternativo é muito limitado no interior do nordeste brasileiro, impedindo sua adoção pelas pessoas que estudam ou trabalham em cidades vizinhas, por exemplo. Diante disso, uma solução encontrada é o compartilhamento de veículo, assim se duas pessoas iriam para o mesmo local em veículos separados, estas se juntam e dividem um único transporte.

O sistema de transporte brasileiro, de maneira geral, é muito deficitário: (a) os transportes coletivos são insuficientes e não apresentam conforto, tornado a viagem muito desgastante, (b) os alternativos não fornecem segurança, deixando o usuário vulnerável a violência tanto no trânsito como a assaltos e demais crimes, (c) na mobilidade urbana, a falta de planejamento urbano gera inúmeros problemas, como a falta de locais para estacionamento, congestionamento e, muitas vezes, até acidentes. A educação no trânsito é fundamental, esse tema deveria ser trabalhado nas escolas desde os iniciais do ensino básico, para que fosse criado um vínculo de respeito de motorista com pedestres e ciclistas. O Governo deveria incentivar a adoção de transporte alternativo, garantindo o deslocamento com segurança a população. A construção de locais adequados para estacionar as bicicletas seria uma forma de estimulo ao uso destas, uma vez que muitas pessoas não utilizam essa alternativa, com receio ao roubo e furtos que são constantes no país.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com