TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A habitação social redesenhando a cidade

Por:   •  29/11/2016  •  Dissertação  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

RESUMO/COMPREENSÃO DOS TEXTOS

ESTÉTICA DO PROJETO

PROF. BRUNO

DAIANE CRISTINE SOARES – B92FCI9

A habitação social redesenhando a cidade

O texto fala sobre os diferente programas sociais de habitação no pais ao longo dos anos e suas dificuldades, levanta a elaboração defasada da construção civil de baixo custo e discute sobre a qualidade da inserção urbana de habitação de interesse social (HIS) focando na cidade de Uberlândia em Minas Gerais, indicando questões para sua ampliação, e discutindo em torno do problema atual das políticas habitacionais brasileira.

O grande problema está na falta de qualidade e infraestrutura utilizada nas edificações construída utilizando esses programas sociais, como por exemplo o mais atual “minha casa minha vida”.

 “Novos modos de vida, novos espaços de morar”

O texto abrange sobre os novos tipos de família que vem surgindo com o passar dos anos, é cada vez mais distante o padrão familiar de antigamente, formado por pais, mães e filhos. Hoje diferentes tipos de famílias vem surgindo, como mulheres como chefes de famílias, pais e mães solteiros que criam seus filhos sozinhos, casais homossexuais, republicas de amigos formando diferentes tipos de famílias e moradias. Com a evolução da tecnologia, evolui também a humanidade, que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a qualidade e não quantidade, buscando melhores formas de viver.

Metrópoles desgovernadas

Como o título sugere, o texto discute o crescimento e urbanização acelerado e desgovernado nas grandes metrópoles. Durante os anos 90 a maioria das cidades eram consideradas cidades de primeiro mundo, já atualmente a maioria é considerada de terceiro mundo.

A necessidade de moradia próximo ao trabalho, gerou a aglomeração de pessoas ao redor dos centros das grandes cidades, gerando favelas e periferias, com precárias forma de moradia.

O capitalismo junto com a má administração as metrópoles teve grande impacto nessa desgovernada urbanização.

Urbanized

No documentário é discutido a respeito das várias cidades ao redor do mundo, seus problemas enfrentados com crescimento e também a diminuição da população em outras cidades, assim como a soluções encontradas pelos governos, arquitetos e urbanistas de cada cidade.

Em entrevista com grandes nomes como Rem Koolhas e Oscar Niemeyer o desenho das novas cidades e tentativas de melhorias de problemas são abordados.

O documentário mostra também modelos de urbanização em cidades como Santiago no Chile, Brasília e Nova Iorque, mostrando como estão sendo enfrentado o desafios urbanísticos e como isso será refletido no futuro.

Enclaves globais em São Paulo: urbanização sem urbanismo? 

Devido ao capitalismo, as indústrias e aos comércios nas cidades, cada vez mais o fluxo destes faz com que a cidade se urbanize de forma desordenada, transformando as cidades em grandes polos industriais e comerciais.

Em São Paulo essa urbanização sem urbanismo e claramente visível onde de um lado a grandes edificações e mostram a riqueza da cidade e de outro as periferias e favelas mostrando a desigualdade entre um lado e outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com