TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DO IDOSO NO MEIO SOCIAL NA CIDADE DE SANTANA DO ACARAÚ

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

.

O envelhecimento populacional é realidade em todo o país. Segundo estimativa realizada pelo IBGE, em 2010, o município de Santana do Acaraú, tem uma população de 29.946 habitantes, estima-se que 12,3% total da população formada pessoas de 60 anos a mais. A gestão municipal de Santana do Acaraú uma enorme responsabilidade em criar condições e estruturas sociais capazes de dar respostas às necessidades dos idosos e de suas famílias, na formulação e execução de políticas públicas que favoreçam a efetivação e ampliação dos estabelecidas no Estatuto do Idoso.

O projeto irá investigar processos de inclusão e valorização do idoso no meio social na cidade de Santana do Acaraú-ce. Trazendo a compreensão dos porquês e fornecendo subsídios de compreensão adotada pelas instituições de amparo e cuidados especiais neste município, cujos valores sociais remetem a produtividade e ativismo. (MENDES et. al., 2005) Segundo Duarte, Rodrigues e Diogo a instituição não deveria ser configurada apenas como uma instituição que acolhe idosos rejeitados ou abandonados pela família, mas que também deve ser lembrada, compreendida e respeitada como uma escolha dentro de um contexto de vida de cada indivíduo.

A proposta da presente investigação parte de uma perspectiva de melhoria na integração social deste indivíduo institucionalizado detectando problemáticas para solucionar e amenizar as necessidades propiciando vivências que valorizam as experiências e que estimule o potencial de autonomia e experiências, através dos projetos desenvolvidos pelo CRAS desse município, O CRAS é o espaço físico de atuação e acompanhamento dos grupos sociais e para a pessoa idosa, com ações relativas à acolhida, informação, orientação e acompanhamento aos usuários deste serviço, devido ao fato que a referida, incluem essa população de idosos, trazendo aos cuidadores, um desafio diante das dificuldades encontrada nestas instituições. Proporcionando meios viáveis para o suporte adequado e humano a estes que ali se achegam, almejando uma melhor qualidade de vida. É por este motivo que o CRAS oferece ações voltadas para inclusão social e proteção dos idosos. O mesmo oferece grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com a finalidade de promover a interação social dos participantes a cada encontro.

A realidade é que população está mais idosa, demandando ações de caráter protetivo, inclusivo e de preservação da qualidade de vida, e construir estratégias nesse sentido, se torna muitas vezes em grandes desafios principalmente para os profissionais que atuam na área do envelhecimento.
A Política Nacional de Assistência Social, publicada em 2004, compreende a pessoa idosa como sujeito de direitos, cidadã, participante da sociedade e usuária desta política pública. Concepção presente na Constituição Federal de 1988 que coloca a assistência social no campo da seguridade social, assim como a saúde e a previdência social, e enquanto política pública atribui ao Estado o dever de atender necessidades de proteção social para a população. Cabe à Assistência Social ações de prevenção e provimento de um conjunto de garantias ou seguranças que cubram, reduzam ou previnam exclusões riscos e vulnerabilidades sociais (Sposati, 2006).
Para a área da pessoa idosa, além da Constituição Federal, a Política Nacional do Idoso aprovada em 1994 é considerada um marco jurídico que, assim como o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, dá sustentação a esta concepção de sujeito de direitos.
Ainda como garantia de direito, a pessoa idosa tem acesso ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, que foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, Lei nº 8.742, de 07/12/1993, pelas Leis nº 12.435, de 06/07/2011, e nº 12.470, de 31/08/2011, que alteram dispositivos da LOAS, e pelos Decretos nº 6.214, de 26 de setembro de 2007 e nº 6.564, de 12 de setembro de 2008.
Este conjunto de leis possibilita reconhecer o lugar social desse idoso, bem como identificar o significado da condição de cidadania desse segmento populacional. Esse modo de entender as condições de vida da população idosa associa-se a um entendimento de cidadania, contribuindo para a formação de sujeitos sociais ativos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas tem como um de seus propósitos a promoção de uma cultura de respeito, solidariedade, autonomia e de participação cidadã e, por se tratar de um serviço de proteção social básica, objetiva prevenir riscos sociais.


  1. - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Com o apoio dos idosos na elaboração de ações haverá uma aceitação e melhora das participações nas atividades desenvolvidas pelos CRAS de Santana do Acaraú-ce.  Assim, potencializando a valorização do idoso no meio social Trazendo a compreensão dos porquês de afastamento nas atividades e fornecendo subsídios para elaborações de atividades prazerosas.

3 – justificativa.

                 

O tema abordado tem como finalidade atender as necessidades sociais ao idoso da cidade de Santana do Acaraú fortalecendo as ações de inclusão do mesmo nas instituições (CRAS), de acordo com o acolhimento, como ele é visto dentro da referida, estando ele já inserido nesses lares. A situação social da pessoa idosa no Brasil revela a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre as relações do idoso na família, na nos diversos grupos onde estão inseridos e na sociedade de um modo geral. Acreditamos que tais aspectos, embora já amplamente discutidos e também publicados nos mais diversos veículos de divulgação de conhecimento, não se encontram esgotados na sua temática e continuam merecendo destaque e atenção, bem como discussões verticalizadas voltadas para a inclusão social do idoso. Entende-se que o tema é relevante na medida em que traz à tona uma problemática presente no meio social, mas que ainda precisa ser mais discutida. Desse modo pretende-se a partir desse estudo analisar mais profundamente a Política de Assistência Social e seu direcionamento a pessoa idosa, destacando o Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculo do Idoso no grupo no “Conviver”  CRAS  de Santana do Acaraú-CE O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos caracteriza-se pelo atendimento à população acima de 60 anos residente no município. Ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), é desenvolvido através de um conjunto de ações visando à prevenção, inclusão e promoção social. A modalidade Grupo de Convivência é a principal ação do SCFV para Idosos do município. Trata-se de um espaço de conquista e efetivação dos direitos da pessoa idosa, da promoção da convivência e ampliação da circulação social. Nele, são realizadas oficinas culturais, recreativas, sociais e de reflexão temática, além de atividades intergeracionais que estimulam as potencialidades dos idosos. A metodologia de trabalho realizada nos grupos facilita o acesso a bens e serviços, estimula a participação em fóruns de decisão na cidade e promove a valorização do idoso na família e na sociedade. Entendemos que esta pesquisa apresenta-se como um passo importante no sentido de possibilitar a ampliação da discussão na área de políticas direcionadas à pessoa idosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com