TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização do concreto permeável visando à melhoria da drenagem urbana

Por:   •  12/3/2019  •  Artigo  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

A utilização do concreto permeável visando à melhoria da drenagem urbana

UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina

CEAVI – Centro de Educação Superior do Alto-Vale do Itajaí

Curso de Engenharia Civil

Richard Gustavo Kopp[1]

E-mail: richard_kopp@hotmail.com

Resumo

Por meio do presente estudo, apresenta-se o concreto permeável e o modo como ele tende a agir diante das intempéries, principalmente as chuvas. Assim sendo, o seu uso, seja nas obras públicas que privadas, pode amenizar os efeitos, no que diz respeito aos prejuízos causados, principalmente pelas enxurradas, O estudo que ora se apresenta é efetuado a partir de pesquisas bibliográficas, tendo como objetivo demonstrar, via estudos, as suas vantagens no escoamento das águas das chuvas.

        

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem por finalidade compreender como o concreto permeável age diante de grandes volumes de chuvas que incidem sobre ele. Além disto, poderia auxiliar na compreensão da sua capacidade de escoamento das águas provenientes das cheias e alagamentos que comumente atingem a região do Alto-Vale do Itajaí, causando prejuízos muitos elevados aos cofres públicos e às famílias residentes nessas áreas.

Compreende-se como pavimento permeável a estrutura capaz de permitir a passagem de água através das suas várias camadas. É um material utilizado em grandes centros urbanos, pois tem a capacidade de absorver grande parte ou a totalidade do fluxo de líquidos que agem sobre ele, transportando estes líquidos por meio do seu reservatório de brita construída nas suas camadas inferiores.

Toda a água captada para dentro deste reservatório pode ser absorvida diretamente pelo solo, dependendo de sua capacidade permeável, ou ser dirigida até um local de captação específico.

Por se tratar de um material que, dependendo dos seus traços de fabricação, não muito resistente a altas cargas, geralmente é aplicado em vias de trafego de veículos leves, pode também ser utilizado em calçadas, ciclovias, entre outros locais em que a pressão sobre ele não seja tão alta.

Levando em consideração os benefícios que este material traz ao meio ambiente, é fundamental realizar-se um estudo muito detalhado sobre ele. Por meio deste, podem-se reduzir os impactos gerados pelas fortes enxurradas, cheias e os grandes alagamentos, diminuindo, assim, os prejuízos causados por essas intempéries.

A realização desta pesquisa se deu por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento o trabalho de autores que, por sua vez, realizaram pesquisas de campo. De acordo com o que asseveram Prodanov e Freitas (2013, p. 54), “[...] o objetivo de colocar o pesquisador em contato com todo o material já escrito sobre o assunto da pesquisa”.

Por meio da análise do material bibliográfico, procurou-se compreender e transmitir, de forma clara, quais os objetivos da utilização deste tipo de material e relevar sua importância para o meio ambiente e também seus benefícios para a sociedade. 

1 CONCRETO PERMEÁVEL: SUA CARACTERIZAÇÃO

Tendo como intuito analisar a trabalhabilidade do pavimento de concreto permeável, por meio da leitura de material bibliográfico, e com o objetivo de amenizar os constantes desastres causados por chuvas que costumeiramente se tornam inimigas da população residente de áreas que sofrem com cheias e alagamentos, fez-se o estudo deste material como alternativa para pavimentação de vias de transito de veículos considerados leves, também como a aplicação em calçadas ou vias de passeio.

        Define-se como concreto uma mistura racional de água, cimento portland, agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e outros aditivos. Trata-se do segundo material mais utilizado na construção civil no mundo.  Para que se obtenha um material de qualidade, é necessário que tenha seu traçado estudado e assim se obtenha um material condizente com as necessidades de cada tipo de construção.

Existem alguns tipos de cimento que podem ser utilizados durante o traço do concreto. Porém, os mais comuns são os CP II-Z e CP IV, que são constituídos de misturas contendo 6% a 14%  e 15% a 50% de pozolana, respectivamente.

Por ser tratar de uma mistura de muitas substâncias, o concreto tem certa resistência e durabilidade que dependem das proporções dos materiais que constituem essa mistura, tendo como o cimento o seu elemento principal. Seu tempo de secagem é variado, de acordo com sua necessidade. Mas toma-se como base um dia para que o concreto continue fresco. Em dois dias ele já estará endurecido e, a partir do terceiro dia, ele só aumenta sua durabilidade. Esta, no que lhe diz respeito, está diretamente relacionada com a sua permeabilidade. E a influência que agentes agressivos tende a agir sobre ele.

Para que se tenha uma melhor durabilidade, contudo, é necessário que seja realizado um ótimo trabalho de cura, ou seja, manter o concreto hidratado, para que não ocorra uma reação de liberação de calor, retraindo o concreto de forma rápida, causando fissuras em sua superfície.

        Existem vários fatores que podem afetar a trabalhabilidade da mistura, sendo eles a consistência, o traço, a granulometria, o formato dos grãos, o tipo de mistura, o transporte, o tipo de lançamento, o adensamento e as dimensões.

        Logo, como sugestão de alternativa para o asfalto, ter-se-ia como principal elemento o pavimento de concreto permeável, que se trata de uma estrutura que contém poros conectados pelos quais a água entra e transcorre, com certa facilidade, para a sua outra face. Do outro lado, encontra-se uma trincheira de infiltração e uma vala com material granular, o que permite a infiltração desta água no solo.

Com isso, poderia ser reduzida grande quantidade de água que atualmente é redirecionada, em sua grande parte, para os atuais sistemas de drenagem urbanos. Estes, que não são tão eficientes como eram antigamente, acabam por não suportar estes grandes volumes de água, causando os alagamentos destas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com