TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DIAGNÓSTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS VISANDO MELHORIAS EM PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA”

Por:   •  14/10/2015  •  Artigo  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 18

ANÁLISE DIAGNÓSTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS VISANDO MELHORIAS EM PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA”

SCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

SIQUEIRA, Maria Sibilla Dieckmann

TRABALHO ACADÊMICO

“ANÁLISE DIAGNÓSTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS VISANDO MELHORIAS EM PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA”

2012

“ANÁLISE DIAGNÓSTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS VISANDO MELHORIAS EM PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA”

Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas como requisito para aprovação na disciplina de Gestão de Pessoas no Setor Público, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Prof.º Orientador NOVO, Luciana

Pelotas, 2011

OBJETIVO

O objetivo principal deste trabalho é analisar a sistemática da avaliação de desempenho e treinamento em uma unidade/agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente apresentamos um breve histórico da agencia XV de Novembro, da cidade de Pelotas.

Com base em uma metodologia de pesquisa utilizando questionários exploratórios e usando recursos de gravação e baseado no referencial teórico disponibilizado pelo professor. Buscou-se através da pesquisa apresentar a visão do gestor e de uma funcionária referente ao tema análise e diagnóstico de avaliação de treinamento e desempenho do quadro de pessoal, e alguns aspectos sobre o clima organizacional, entre outros considerados relevantes através dos dados obtidos na pesquisa realizada.

Palavras-chave: Gestão. Avaliação. Métodos. Desempenho. Clima Organização

METODOLOGIA

Foram utilizados questionários investigativo-exploratórios utilizando o recurso de gravação da entrevista. E utilizamos o referencial teórico oferecido pelo professor.

INTRODUÇÃO

A avaliação de desempenho profissional é um processo dinâmico e integrado à política de recursos humanos da organização, que tem como principal objetivo analisar o desenvolvimento dos funcionários para promover o desenvolvimento pessoal e profissional nas suas atividades exercidas em determinado período, e subsidiar tomadas de decisões administrativas.

O investimento no ambiente de trabalho e no indivíduo torna-se fator primordial para o desenvolvimento organizacional, e que vem sendo cada vez mais considerado e estudado tanto na área privada como pública.

Há organizações que, por melhores profissionais que possuam, precisam extrair ainda mais de suas capacidades para que através delas mostrem resultados ainda mais surpreendentes, afim de que a empresa também cresça constantemente ou tenha destaque de alguma maneira.

Através da avaliação dos resultados do diagnóstico de desempenho profissional, a instituição poderá começar a por em prática o trabalho de revisão de seus métodos relacionados à gestão de pessoas.

Para percebermos como este processo ocorre na prática, escolhemos uma instituição financeira de economia mista, uma Agência do Banco Banrisul da cidade de Pelotas, RS. No decorrer do trabalho será apresentado o resultado das entrevistas, (com o gerente e uma funcionária) onde é demonstrado como ocorre o ingresso, treinamento e desenvolvimento dos funcionários, e alguns aspectos de clima organizacional.

ANÁLISE DIAGNÓSTICA E ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS VISANDO MELHORIAS EM PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

O Banco Banrisul uma empresa de economia mista, onde o governo estadual detém 51% das ações e o restante distribuído entre acionistas foi a organização escolhida para ser analisada pelo grupo. A agência escolhida para desenvolver este trabalho foi a XV de Novembro, na cidade de Pelotas, que veio substituir a Caixa Econômica Estadual, situada no respectivo endereço a partir de 27 de abril de 1998, e atualmente conta com um quadro formado por trinta e três funcionários.

Além do quadro de concursados, que são os funcionários do banco existe ainda a prática de terceirização na organização que abrange os cargos de vigilância, através da empresa MOBRA e de limpeza pela empresa SERVLIMP e, estagiários sendo que esta função vem sendo extinta aos pouco.

O gestor entrevistado desempenha suas atividades no Banrisul há 30 anos e já passou por várias agências. Por ser uma pessoa que desempenha uma atividade basicamente centrada em números e metas, ela busca no convívio familiar uma forma de superar e escapar do stress.

Para chegar ao cargo de gerente é necessário estar credenciado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, que fornece certificação profissional (CPA -20).

Podemos explicar que a certificação CPA-20 se destina a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

Caso a instituição seja aderente ao Código de Regulação e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuam em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a CPA-20. Segundo a Instrução CVM n.º 409 em seu artigo 109, o conceito de Investidor Qualificado abrange

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com