TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACADÊMICOS: NATÁLIA COSTA BOFF E LEANDRO HENRIQUE BELLAN

Por:   •  2/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

ACADÊMICOS: NATÁLIA COSTA BOFF E LEANDRO HENRIQUE BELLAN

ART NOUVEAU

Movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo, voltado ao design e à arquitetura, e artes plásticas. No contexto histórico da belle époque. Muitas descobertas científicas e tecnológicas. Transição do historicismo para o movimento moderno.

Tinha como características a originalidade da forma, tinha relação com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro (duradouro e econômico) e o vidro.

Se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores. Formas assimétricas inspiradas na natureza, curva longa e sensível, natural, curva ondulada -orgânica-, beleza feminina
Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas.

Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha.

ART DÊCO

Movimento surgiu na Europa no período entre guerras, de 1820 e 1930. E alcançou as américas aonde foi bem aceito. Voltada para: artes decorativas, arquitetura, design de interiores, desenho industrial, artes visuais, moda, pintura, cinema. Representou a adaptação pela sociedade em geral, dos princípios do CUBISMO, EXOTISMO, e do princípio da obra da arte total herdada do Art Noveveau.

Teve seu declínio da Segunda Guerra Mundial.

Descrição estética:

Linhas circulares ou retas estilizadas, uso de formas geométricas, design abstrato, estética industrial suave, formas femininas e animais, influências do construtivismo, futurismo, cubismo.

Cria um ponte com o Expressionismo.

Na arquitetura

Tinha um rigor geométrico e predominava linhas verticais por isso os edifícios altos, volumes arquitetônicos escalonados, pela transposição da ideia do zigurate, aproximação de formas aerodinâmicas. Uso de ornamentação, materiais nobres e modernos com motivos geométricos. Uso de concreto armado, escultura de animais, uso de tons rosados e geometrização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com