TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACUMULAÇÃO DE CAPITAL E REVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

PROFESSOR:

TRABALHO DE SOCIOLOGIA:

ACUMULAÇÃO DE CAPITAL E REVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA

MAIO DE 2018


  1. Segundo a análise de Carl Max, a respeito da apropriação da terra, como isso ocorreu na Europa? E como esse processo ficou conhecido?

As relações de produção pré–capitalistas existentes na Inglaterra eram predominantemente agrícolas, a única forma de se transformar essas relações em capitalistas era através da apropriação da terra pela burguesia. Carl Max denominou esse processo de acumulação primitiva de capital.

  1. Passado o processo de expropriação da terra da terra, como ficaram os camponeses?

Os camponeses expropriados foram separados de sua terra e não lhes restou nada mais que vender a sua força de trabalho. Se antes os camponeses eram proprietários, agora eram trabalhadores assalariados.

  1. Analisando o cenário da Europa, na época do surgimento do capitalismo, Carl Max fez uma série de análises. Segundo Max, como aconteceu a expansão do modo de produção capitalista?

As mudanças ocorreram de formas diferenciadas, em tempos distintos de acordo com uma série de variáveis. Considerando como elemento principal do processo de acumulação primitiva de capital, o capital prosseguiu em seu processo de acumulação com a multiplicação dos centros comercias existentes nas cidades (burgos), mas também de uma forma de extrema relevância e mais decisiva, através da expansão do capitalismo mercantil, com a apropriação da riqueza existente em outras terras do planeta, através das grandes navegações e “descobrimentos”.

  1. Depois da Indústria, o comércio passou a ser a atividade mais importante da burguesia inglesa. O que a pressão do mercado fez com a burguesia inglesa?

Levou a burguesia a aprimorar suas máquinas e a instalar mais indústrias.

  1. A saída dos camponeses do campo para a cidade imposta pela burguesia inglesa causou uma grande mudança na vida destes: Uma vez expropriados de suas terras, os camponeses não poderiam tirar o sustento necessário para sobreviver no campo. Viram-se obrigados a migrar do campo para a cidade, aceitando a trabalhar em fabricas por horas e horas, recebendo salários miseráveis e vivendo em condições desumanas. Não podendo nem mesmo contestar os seus direitos uma vez que o estado era capitalista e que controlava tudo e todos. Esses camponeses formaram uma nova classe social, chamada de:

  1. (  ) Burgueses
  2. (  )  Acumuladores primitivos de capital
  3. (  ) Proletariados
  4. (  ) Capitalistas
  5. (  ) Monopolizadores de todo o comércio praticado na Europa.

“Tudo que era sólido se desmancha no ar.”

- Carl Max

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com