TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMOBILIDADE URBANA

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

MOBILIDADE URBANA  

        Mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento de pessoas e bens no espaço geográfico das cidades. De a acordo com a lei nº 12587/2012 que institui as diretrizes da politica nacional de mobilidade urbana, que foi sancionada em janeiro de 2012, tem o objetivo de melhorar a acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas, e integrar os diferentes modais.

           Falar de mobilidade urbana e condições ambientais não é apenas refletir sobre os aspectos ambientais que envolvem uma cidade. Faremos uma analise da infraestrutura de a partir de politicas públicas, bem como estudo de casos na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia.

         Muitos dos problemas urbanos hoje do Município de Juazeiro-Ba tem relação com algum tipo de modal. Temos também uma geografia desfavorável devido a um crescimento desordenado da cidade. Um das grandes problemáticas  são as avenidas que foram construídas sem ciclovias, inclusive as avenidas recém construídas, que foram criadas interligando os bairros periféricos ao centro da cidade, principalmente porque a maioria dos moradores dessas regiões utilizam bicicletas como meio de transporte. Contatas-se que em algumas avenidas do centro da cidade fica inviável a inclusão de uma ciclovia pelo seu estreitamento, porem não é admissível esse erro em avenidas que estão em construção.

          A hidrovia é bastante usada em nossa cidade, tanto para transporte de cargas como de pessoas, pois é um dos meios de transporte mais barato que temos. Porem o acesso as barquinhas  passa por uma situação critica.  Apesar de ter sido feito uma restauração e reposição dos paralelos da rampa, a mesma  é bastante ingrime e insegura, não existe calçamento adequado ate o atracamento do barco, o que faz os passageiros se arriscarem  pelos obstáculos e na areia fofa,   isso se agrava quando o nível do rio baixa, devido a pouca água liberada pela barragem de sobradinho. Tudo isso seria resolvido com a construção de um píer e a melhoria do seu acesso com rampas e escadas acessíveis.

         Calçadas espaçosas, bem cuidadas e com acessibilidade deveria ser uma realidade em Juazeiro-Ba, mas o que encontramos, não só em bairros periféricos, mas também no centro da cidade são calçadas irregulares, esburacadas e muito estreitas, impedido inclusive que um cadeirante use-a, quase nunca nos deparamos com uma calçada com piso tátil indicando obstáculos para uma pessoa deficiência visual, outra problemática é na orla da cidade onde bares colocam mesas em toda a calçada invadindo o espaço publico e impedindo o trafego tranquilo dos pedestres. Uma das necessidades mais básica, é a de deslocar com segurança e autonomia, no caso de nossa cidade se observa que os espaços urbanos não oferecem infraestrutura adequada para que a mobilidade aconteça. Em todo o país existem decretos e leis municipais que regulamentam a padronização de calçadas, e todas determinam que elas devem oferecer

trafegabilidade, manutenção fácil, qualidade urbana e acessibilidade para deficientes.

Recentemente foi implantado a Zona Azul no centro da cidade, para desafogar as vagas de estacionamento, já que os colaboradores da lojas estacionavam pela manhã e retiravam a noite, ocupando a vaga o dia inteiro, com a tarifa da zona azul o fluxo aumentou e agora é possível encontrar um vaga no centro com facilidade.

          Sabemos que a Mobilidade Urbana não é construída do dia para noite, e que isso demanda tempo e planejamento, é um projeto a ser concretizado em longo prazo. O mais importe é que os governantes verifiquem as problemáticas e dentro das diretrizes da politica de mobilidade urbana solucione-as da melhor forma possível.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com