TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA E URBANISMO NA GRÉCIA E ROMA

Por:   •  29/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.310 Palavras (18 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 18

ANTIGUIDADE – ARQUITETURA E URBANISMO NA GRÉCIA E ROMA

1 - BREVE INTRODUÇÃO SOBRE A GRÉCIA E ROMA

Roma

Roma foi o maior Império da Antiguidade e apresenta como marco a lendária fundação de Roma pelos gêmeos Remo e Rômulo, em 753 a.C., em que acaba se tornando o centro político do Império. Seu declínio, em 476, marca o início da Idade Média. Entre seus legados, podemos destacar o alfabeto latino, que originou diversas línguas contemporâneas, bem como o direito romano, base de todo o sistema jurídico do Ocidente.

O povoamento e a formação de Roma derivam do encontro respectivamente de três povos que habitavam na época a península Itálica, que são: ao sul, os gregos, numa região conhecida como Magna Grécia; ao norte, os etruscos, de origem asiática e ao centro, os italiotas, de origem indo-européia.

No começo, Roma separa a sociedade em patrícios (que correspondia à nobreza militar e territorial) e plebeus (que eram os comerciantes, os artesãos e pequenos proprietários). A Monarquia é adotada como sistema político e a economia que prevalece é a agrária. Nas artes, foram os romanos que desenvolveram a arquitetura com abóbadas e arcos, a pintura de afrescos, o mural decorativo e a escultura. A religião romana é politeísta, havendo sacrifícios rituais e seus deuses referem-se às divindades gregas.

Grécia

Civilização que surgiu por volta de 2.000 a.C. entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo. É constituída pela migração de povos nômades cuja origem é indo-européia, tais como os jônios, aqueus, dórios e os eólios. As cidades-estados – também denominadas como polis, constituía a forma política independente que marcou a vida grega, elas apareceram meados do século VIII a.C. As duas mais importantes que podemos destacar são Atenas (comercial e democrática) e Esparta (agrícola e oligárquica).

A cultura grega tem sua origem numa mescla de várias outras heranças culturais. Diversos aspectos de outras culturas entraram no processo de formação da cultura grega, tais como alguns métodos científicos dos povos mesopotâmicos , a arte egípcia, dentre outros. Um dos aspectos mais relevantes na Grécia antiga foi o surgimento da atividade filosófica, que se originou a partir das especulações com enfoque mais racionalista a respeito das origens do homem bem como do Universo.

Várias figuras ganharam importância neste contexto, tais como Pitágoras , Sócrates , Platão bem como Aristóteles até os dias atuais jamais foram esquecidos. A considerável efervescência cultural e filosófica na Grécia acabou refletindo também nas artes: a arquitetura grega tinha como foco a construção do espaço harmônico e perfeito, já a "literatura" de tradição oral, tinha Homero como seu maior expoente. Suas obras épicas mais importantes – Ilíada e Odisséia - foram transmitidas de geração para geração oralmente. Além de todos os aspectos acima discriminados, a Grécia foi o local onde iniciou uma das celebrações esportivas que ainda hoje é realizada: os jogos olímpicos . Também são os gregos que desenvolveram a filosofia, a narrativa mitológica, a poesia, a dramaturgia, a arquitetura, a história como as Artes Plásticas além de terem se dedicado ao estudo das ciências tais como a física, a astronomia, a medicina, a química, a geometria, a mecânica e a matemática.

1 – LINHA DO TEMPO – SITUANDO A GRÉCIA ANTIGA E ROMA ANTIGA

900? a.C.

Fundação da cidade-estado de Esparta, na Grécia.

883 a.C.-612 a.C.

A fundação de Assur, na Mesopotâmia, origina o Império Assírio.

814 a.C.

Os fenícios fundam Cartago no norte da África.

776 a.C.

Os gregos organizam a primeira Olimpíada na cidade de Olímpia.

753 a.C.

Fundação lendária de Roma.

621 a.C.

Surgem os legisladores em Atenas, na Grécia.

510 a.C.

Início da expansão romana.

509 a.C.

Os romanos derrubam a monarquia e instauram a República.

508 a.C.

Clístenes conduz Atenas a um regime democrático.

Séc. VI a.C.

Os filósofos pré-socráticos investigam o princípio de todas as coisas.

492 a.C.-448 a.C.

Guerras Médicas, entre gregos e persas.

450 a.C.-448 a.C.

As Leis das Doze Tábuas são redigidas e afixadas no Fórum Romano.

443 a.C.-429 a.C.

Péricles transforma Atenas num império naval e comercial.

431 a.C.-404 a.C.

Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta.

Séc. V a.C.

Os sofistas refletem sobre a política e a moral atenienses.

399 a.C.

Sócrates é executado na Grécia por sua oposição aos sofistas.

387 a.C.

Platão funda a Academia Ateniense.

384 a.C.-322 a.C.

Vida de Aristóteles, primeiro historiador do pensamento grego.

367 a.C.

A Lei Licínia Sextia concede aos plebeus romanos direitos políticos.

365? a.C.

Nascimento do grego Pirro, criador do ceticismo.

359 a.C.-31 a.C.

Formação do Império Macedônico.

341 a.C.

Nascimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com