TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IMPRESSOES DIGITAIS NA URBANIDADE

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FAURB – UFPEL

Teoria do Urbanismo I

Resenha

RESENHA SOBRE O LIVRO

IMPRESSOES DIGITAIS NA URBANIDADE

Aluna: Beatriz Moraes Rosa

Pelotas, 2018/1

Em Impressões Digitais da urbanidade de Romulo Krafta ele nos mostra a relação entre comportamento urbano e cidade, sendo ausente ou assumido como não problemático.

A urbanidade é inicialmente proposta como uma relação entre pessoas no meio urbano e o meio urbano, cujo mesmo participa da urbanidade de duas formas: como suporte das praticas interpessoais e como resultado de práticas das mesmas. O primeiro caso sugere o meio urbano com facilitador ou dificultador das relações interpessoais. No segundo caso o meio urbano seria o testemunho dessas práticas.

Para ele todo lugar urbano seria acumulação de diferentes urbanidades do passado e que ainda serviriam de suporte: “a interação entre agentes urbanos leva a produção de uma estrutura (a cidade) que, uma vez produzida é incorporada como limitadora de futura interações por muito tempo.”

Em seguida ele define os tipos de urbanidade da forma. O primeiro seria “urbanidade da forma urbana pode ser expressa através da inserção de sucessivos objetos visando à homogeneidade” que consiste em contornar a tensão histórica através de incentivo de regras de convivência entre objetos urbanos produzidos em tempos diferentes, a regra da pré-existência revela uma atitude de continuidade. O segundo tipo “a urbanidade da forma pode ser expressa através da inserção sucessiva de objetos, formando uma diversidade de domínios locais homogêneos” criando diversidade, a cidade sempre aumenta sua capacidade de prover suporte para mais gente, mais interação. O terceiro e último tipo, “a urbanidade da forma pode ser expressa através da inserção sucessiva de objetos que alteram a composição pré-existente e constroem uma nova ordem”, envolve a adaptação das cidades às exigências das pessoas, esta seria a urbanidade necessária á continuidade do processo urbano.

Ao migrar da ciência para arquitetura a auto-organização torna-se ideologia, os adeptos tomam como expressão que prega a sabedoria do povo e é oposta a sabedoria dos intelectuais, já os adversários tomam como ideologia que prega a livre iniciativa e aparentemente a exploração do homem pelo homem.

A cidade parece ter um sistema cuja regras são globais, tanto pela insistência de decisões anteriores quanto pelo poder de certos agentes.

 

Podemos concluir que a urbanidade de maneira geral esta diretamente ligada as pessoas e o ambiente em que se vive, pois, o mesmo serve como parte da interação que nos é imposta através do tempo. O espaço urbano é influente nas relações entre pessoas e a forma urbana é o resultado dessa interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com