TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LIÇÕES DE ARQUITETURA

Por:   •  23/8/2018  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Caroline de Moraes Santos Lima

DRE: 116043106

Teoria da Arquitetura 1 – Turma A

FICHAMENTO DO TEXTO:

Lições de Arquitetura, Herman Hertzberger, págs.: 12 a 43.

  1. PÚBLICO E PRIVADO

Pode-se dizer que uma área pública é acessível a todos a qualquer momento, e uma área privada tem seu acesso controlado por determinado grupo, ou determinada pessoa.

  1. DEMARCAÇÕES TERRITORIAIS

Dependendo do grau de acesso de cada área, seja de uma casa ou de um museu, podem-se ter áreas mais públicas e áreas mais privadas, dependendo do grau de acesso de quem utiliza e mantém o espaço. Em alguns casos, o grau de acesso pode vir a ser uma questão de legislação, mas em geral é uma questão de acordo por quem utiliza o espaço.

Quando se projeta os espaços, deve-se ter conhecimento das demarcações e das possibilidades de ingresso aos espaços criados, isso pode ser alcançado pela articulação da forma, do material, da luz e da cor, articulando grau de acessos diferentes, dependendo das questões projetais.

  1. DIFERENCIAÇÃO TERRITORIAL

Ao marcar os níveis de acesso público a diversas áreas da edificação, é obtido um tipo de mapa em que se da à diferenciação territorial, nele terá as demarcações específicas, para quem elas são destinadas e a quem se é esperado a manutenção do espaço.

  1. ZONEAMENTO TERRITORIAL

As funções de cada área são determinadas por quem é responsável pela área. Estas funções podem ser divididas pelo grau de acesso, das demarcações territoriais, da organização da manutenção e da divisão das responsabilidades.

  1. DE USUÁRIO À MORADOR

Ao ser diferenciado os conceitos de público e privado, os arquitetos podem obter medidas para que os usuários contribuam com o projeto, podendo criar uma condição de maior responsabilidade e envolvimento,tornando-os assim ,os  moradores do local.

  1. O “INTERVALO”

“A condição espacial para o encontro e o diálogo entre áreas e ordens diferentes” (Herman Hertzberger, Lições de Arquitetura, pág.: 32).  Este conceito é entendido quando se fala da soleira de uma casa, que é o ponto de entrada, do público e do privado, da rua e do interior. Assim, obtém um intervalo, um local para despedidas e boas vindas, ou seja ,uma acomodação entre os mundos.

  1. DEMARCAÇÕES PRIVADAS NO ESPAÇO PÚBLICO

O conceito do intervalo é a chave para eliminar as demarcações territoriais. Para isso, é preciso criar espaços intermediários que pertençam ao domínio público ou ao privado, ou seja, que os dois lados possam acessar a ambos os espaços.  Ao incorporar soluções espaciais adequadas aos projetos e incorporá-las à área de uso comum, damos qualidade ao espaço de interesse comum de ambas as áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com