TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATMOSFERA - PETER ZUMTHOR-1º EDIÇÃO, 2º IMPRESSÃO DE 2009 EDITORA

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

ATMOSFERA - PETER ZUMTHOR-1º EDIÇÃO, 2º IMPRESSÃO DE 2009

EDITORA GUSTAVO GILI SL

Eduarda Caetano de Araujo

Arquitetura e Urbanismo

Resumo

O livro baseia-se em uma palestra realizada pelo arquiteto e Urbanista Peter Zumthor, onde o mesmo apresenta de forma descontraída e espontânea uma nova perspectiva da Arquitetura e a arte de projetar, sita exemplos de suas experiencias na área. No livro será abordado o conceito de atmosfera.

Palavras chaves: Atmosfera. Sensorial. Equilíbrio.

A obra foi fundada a partir da palestra ”Atmosfera. Espaços arquitetônicos – as coisas a minha volta” no evento Wege durch das land no dia 1 de junho de 2003 que ocorreu no palácio renascentista de Wendlinghausen junto ao rio Weser.

Seria difícil abordar o tema da arquitetura sem fala de um de seus aspectos mais evidentes que seria a forma, o que normalmente pode ser facilmente representado em desenhos arquitetônico, croquis e maquetes, porém para o arquiteto não se trata apenas de uma forma e sim de todo um trabalho, que faz com que o ambiente se relacione, des de o menor objeto ate o modo de construção, para que todos os aspectos da obra deixem mais próximos o homem da edificação, incorporando então o conceito de lar, que nada mais é do que o ambiente que cuida do indivíduo e que possa lhe passar sensações boas.

O preconceito, em sua narrativa o palestrante sita e descreve como exemplos situações onde teve sentimentos de preconceito, a respeito de obras de outros arquitetos, é preciso admitir que o ser humano em sua natureza possui essa analise critica a respeito das coisas, mesmo que não tenha tido experiencias sobre o evento, cada um possui uma opinião a respeito de um tema e que esta analise critica torna ainda mais difícil o oficio de um arquiteto, sendo impossível agradar a todos. Os exemplos expõem uma forma de linguagem sensorial da arquitetura e o que ela pode transmitir para quem a observa.

A construção de um ambiente se da com a primeira ideia depois a introdução da mesma na realidade, esse processamento de ideias vai determinando aos poucos as particularidades e sensações que o ambiente ou edificação deseja transmitir, nesse momento a escolha do material é essencial, a composição desses elementos é que ira cativar e tornar o espaço único. A experimentação pode ser algo fundamental na iniciação do ambiente, pois um único material já possui mil possibilidades de utilização. Um exemplo de um material frequentemente utilizado seria a madeira, que possui uma gama enorme de possibilidades podendo ser introduzida na estrutura e decoração de diversas formas. Os materiais também empregam funções importantes, pois atribui sensações e sons ao ambiente, um piso de madeira pode se tornar inadequado quando ecoa som em todo o local, todas as vezes que uma pessoa se movimentar, pode-se visualizar o ambiente como um grande instrumento, sendo capaz de selecionar sua sinfonia, porem em meio ao um caos urbano o material também pode absorver o som e trazer o silencio, tornando o espeço calmo. A criação de uma atmosfera ,as sensações que o ambiente pode transpassar, como a sensação de aconchego, facilmente introduzidas com um lareira objetos de madeira e cores nos tons de laranja, marrom e azul marinhos, a luz seria outra ferramenta bem introduzida nesse caso pois podem realçar o objeto. A luz de sendo bem utilizada pode trazer as sensações de aconchego, foco no trabalho, atenção aos detalhes de um objeto a ser destacado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com