TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha – Livro Atmosfera – Peter Zumthor

Por:   •  11/8/2023  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA

Carlos Rafael Silva

5° Semestre – Arquitetura e Urbanismo

Resenha – Livro Atmosfera – Peter Zumthor

Atmosferas é um livro escrito pelo renomado arquiteto suíço Peter Zumthor, conhecido por sua abordagem cuidadosa e poética do espaço arquitetônico. Publicado em 2006, o livro explora de maneira profunda e reflexiva o tema das atmosferas e sua importância na experiência e percepção da arquitetura contemporânea.

Ao longo das páginas deste livro, Zumthor apresenta ao leitor sua visão sobre a arquitetura, destacando que ela vai além de aspectos meramente técnicos e funcionais. Para Zumthor, a arquitetura é um meio de criar e transmitir sensações, emoções e experiências profundas aos seus usuários.

O autor argumenta que os elementos intangíveis, como a luz, o som, o cheiro e a própria atmosfera de um espaço, desempenham um papel fundamental na criação de uma conexão emocional e sensorial com o ambiente construído. Ele defende que são essas qualidades imateriais que dão vida aos espaços arquitetônicos, tornando-os mais do que meras estruturas físicas.

Zumthor compartilha suas reflexões e experiências pessoais ao longo do livro, oferecendo ao leitor insights valiosos sobre seu processo de projeto e sua compreensão da arquitetura. Ele explora a relação íntima entre os materiais, a luz e a forma, enfatizando a importância da qualidade tátil e sensorial dos espaços. Zumthor descreve a meticulosidade necessária na seleção de materiais e na manipulação da luz para criar atmosferas significativas.

Outro aspecto notável de Atmosferas é a ênfase que Zumthor dá aos detalhes. Ele destaca a importância de entender o contexto e o propósito de um espaço, e como esses elementos influenciam a atmosfera que ele busca criar. O autor demonstra sua abordagem minuciosa na escolha de materiais, na disposição dos elementos e na consideração de todos os aspectos sensoriais para criar espaços que evocam sensações e emoções específicas.

O livro é ricamente ilustrado com fotografias e desenhos dos projetos de Zumthor, o que permite ao leitor uma compreensão visual das ideias apresentadas. Essas imagens ajudam a transmitir a atmosfera dos espaços projetados por Zumthor e mostram como a teoria é aplicada na prática, tornando a leitura ainda mais envolvente e inspiradora.

Atmosferas é uma obra que desafia os leitores a repensarem sua abordagem à arquitetura, encorajando-os a considerar não apenas as dimensões físicas de um edifício, mas também as qualidades sensoriais e emocionais que ele pode evocar. Peter Zumthor convida os leitores a refletirem sobre o poder das atmosferas na criação de espaços excepcionais, estimulando a sensibilidade e a consciência em relação aos ambientes que nos cercam.

Em resumo, Atmosferas é um livro profundamente inspirador, que oferece uma perspectiva única e poética sobre a arquitetura contemporânea. Com uma abordagem sensível e detalhista, Peter Zumth.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com