TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NA FEIRA DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PR.

Por:   •  27/9/2015  •  Artigo  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NA FEIRA DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA  – PR.

EVALUATION OF HEALTH CONDITIONS IN THE TOILET - HOLY CITY SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PR.


1ZANATO, R.G.; 2GIELFE, S..

1e2 Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO/FEMM.

RESUMO.

Na pesquisa serão abordados os temas relacionados as condições higiênico-sanitárias da feira que ocorre na cidade de Santo Antônio da Platina, buscando saber através dos dados coletados no local se ela esta apta a exercer esse tipo de atividade.O objetivo é destacar quais os pontos devem se melhorados para que esta possa atender aos seus clientes dentro das normas estabelecidas e sem nenhum ricos de contaminação em seus produtos.

Palavras-chave: Feira, Santo Antônio da Platina, Higiênico-Sanitárias.  

ABSTRACT.

In the survey will address issues related to hygiene and sanitary conditions of the fair that takes place in the city of Santo Antonio da Platina , seeking to know from the data collected on the spot if she is able to exert that kind of atividade.O aim is to highlight which points They should be improved so that it can serve its clients within established norms and without any rich of contamination in their products.

Keywords: Markets , Santo Antonio da Platina , Hygiene and Sanitary .

INTRODUÇÃO.

Segundo Agapio  (2015), ainda não se sabe quando se iniciaram as primeiras feiras livres. Alguns estudos sugerem que elas existem desde 500 a.C e nasceram no Oriente Médio. Na Idade Media, a cidade de Fenícia indica ter recebido essas feiras, em função das novas rotas marítimas e pelo fato dos fenícios dominarem o comércio no mar mediterrâneo. No final do século XI, com o declínio do feudalismo, nota-se o crescimento das feiras, graças à nova classe econômica ascendente da burguesia.

A atual feira de Santo Antônio da Platina está localizada na Avenida Coronel Oliveira Motta, sendo um destino frequente de todos os habitantes, pois já conta com sessenta e dois anos de atividade, dispondo do total de cento e vinte barracas, as quais trabalham com todas as variedades de frutas, legumes, verduras, salgados e doces caseiros. Em média, recebe três mil pessoas semanalmente, sempre ocorrendo às terça-feira à noite e aos sábados de manhã.

O que vem se mostrando um grande problema é o fato dela não contar com as ferramentas para poder se ter um melhor manuseio e preparação dos alimentos que ali são vendidos, expondo ao seu publico o risco da venda de algum produto que não esta adequado para a venda. O ambiente onde acontece a feira é em plena avenida, local onde o trafego de carros durante a semana é alto, o que acaba acarretando em muita sujeira, alem do grande número de pessoas que passam todos os dias por essa via e despejam lixo.

 MATERIAL E MÉTODOS.

Para a elaboração da pesquisa foi feita uma visita a feira para se averiguar melhor as condições em que ela se apresenta, alem de entrevistar todos os feirantes e também seu publico. Também foi feito contato com o departamento de Arquitetura e Urbanismo da cidade e com o responsável pelo funcionamento da feira, afim de saber com mais precisão quais os pontos que devem ser inspecionados e futuramente melhorados.

Para o material de pesquisa e fiscalização foi utilizado a resolução - rdc n°275 e a resolução-rdc n°216.

RESULTADOS E DISCUSSÃO.

Apos feita todas as pesquisas de campo e inspeção das normas que estabelecem as boas praticas para serviço de alimentação, foi gerada uma lista mostrando  os principais pontos onde a feira deve se adequar as normas.

Segundo a resolução n°275 os seguintes itens foram reprovados:

  • ''2.2. Limpeza:operação de remoção de terra, resíduos de alimentos, sujidades e ou outras substâncias indesejáveis''. Não foi constatada qualquer tipo de limpeza antecedente a venda dos alimentos.
  • ''2.3. Desinfecção: operação de redução, por método físico e ou agente  químico, do número de microrganismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento''. Não foi constatada qualquer tipo de desinfecção antecedente a venda dos alimentos.
  • ''2.4. Higienização: operação que se divide em duas etapas, limpeza e desinfecção''. Como mostrado anteriormente não foi constatada qualquer tipo de limpeza ou desinfecção antecedente a venda dos alimentos.
  • '' 2.5. Anti-sepsia: operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele, por meio de agente químico, após lavagem, enxágüe e secagem das mãos''. Não foi constatado esse procedimento antes do manuseio do alimento por parte do feirante, pelo fato da feira não contar com nenhum ponto de água.
  • '' 2.6. Controle Integrado de Pragas: sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a segurança do alimento''. Não foi constatado esse procedimento pois como a feira se encontra em via publica é praticamente impossível se ter controle de todas as pragas.
  • ''2.7. Programa de recolhimento de alimentos: procedimentos que permitem efetivo recolhimento e apropriado destino final de lote de alimentos exposto à comercialização com suspeita ou constatação de causar dano à saúde''. Não foi constatado esse procedimento pois  normalmente os produtos são descartados na via publica.

Segundo a resolução n°216 os seguintes itens foram reprovados:

  • ''4.1.1 A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção. O acesso às instalações deve ser controlado e independente, não comum a outros usos''. As instalações das barracas de alimentos não dispões de espaço suficiente para que essas operações possam ser realizadas.
  • '' 4.1.3 As instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Devem ser mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, dentre outros e não devem transmitir contaminantes aos alimentos''. As instalações das barracas de alimentos não possuem nenhum dos itens citados.
  • '' 4.1.5 As instalações devem ser abastecidas de água corrente e dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Quando presentes, os ralos devem ser sifonados e as grelhas devem possuir dispositivo que permitam seu fechamento''. A feira não dispões de nenhum ponto de água corrente.
  • '' 4.1.9 As instalações elétricas devem estar embutidas ou protegidas em tubulações externas e íntegras de tal forma a permitir a higienização dos ambientes''. A feira não dispões de nenhum ponto de energia para a  higienização dos alimentos.
  • ''4.8.15 Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana. Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento''. Não foi constatado esse procedimento pois  normalmente as barracas conservam seus alimentos ao ar livre .

Figura 01. Inicio da Feira.

[pic 2]

Fonte: Acervo Pessoal.

Figura 02. Barraca de Alimento ao lado de Caçamba de Lixo

[pic 3]

Fonte: Acervo Pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (750.2 Kb)   docx (622.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com