TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESCARTE INDEVIDO DE LIXO ORGÂNICO NA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE TAQUARANA-AL

Por:   •  26/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL

FABÍOLA DOMINGOS RAMOS

O DESCARTE INDEVIDO DE LIXO ORGÂNICO NA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE TAQUARANA-AL

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL

2022

 FABÍOLA DOMINGOS RAMOS

O DESCARTE INDEVIDO DE LIXO ORGÂNICO NA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE TAQUARANA-AL

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL

2022

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................03

Justificativa.................................................................................................................05

Objetivos.....................................................................................................................06

Referencial teórico......................................................................................................10

Metodologia................................................................................................................11

Recursos....................................................................................................................11

Referências................................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa que deu origem a este projeto pretende mostrar os principais impactos ambientais relacionados ao descarte indevido de lixo orgânico na feira livre da cidade de Taquarana-AL chamando a atenção, de forma especial, aos benefícios da compostagem para tratamento dos resíduos orgânicos, com base num estudo de caso, ou seja, a experiência de um projeto de compostagem em uma escola pública municipal da cidade.

O interesse pelo tema surgiu por conta de minha trajetória acadêmica, bem como da observação pessoal de um tema tão debatido e, frequentemente, tão pouco enfrentado, ou enfrentado de modo inadequado, pelo poder público das diversas esferas, assim como da sociedade em geral. O fato é que a gestão inadequada do que se convencionou chamar, de forma errada, de lixo, é um dos maiores problemas enfrentados no Brasil, o que, aliado à produção crescente dos resíduos, motivada pelas mudanças nos hábitos de consumo, bem como o decrescente papel que a educação de modo geral – e das questões ambientais em especial – ocupa na sociedade atual, a despeito de sua urbanização profunda e irreversível, paradoxalmente cada vez mais midiatizada e com acesso à informação, caminha para tornar a situação insustentável num tempo muito breve. 

Ao se decompor o lixo orgânico libera gás metano, grande contribuinte no aquecimento global, e chorume, que em grandes quantidades pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, além de atrair vetores de doenças. Porém, quando descartado de maneira incorreta traz negativos impactos sociais e ambientais.

A parte prática do trabalho será desenvolvida aos sábados, na feira livre da cidade de Taquarana-AL, dando início as observações às 11:30 com término previsto às 13:30, e na ocasião serão vistoriadas todas as ruas em que a feira livre é distribuída (pouco menos de 1km). Pois Na feira livre da cidade de Taquarana existe um desperdício de alimentos, os mesmos apresentando um bom potencial de uso.

O descarte indevido de lixo orgânico na feira livre da cidade de Taquarana-Al. Qual o potencial de uso do lixo orgânico da feira livre da cidade de Taquarana. Durante a feira alguns alimentos são jogados nas ruas, alguns ainda em bom estado.

  1. JUSTIFICATIVA:

Os dados serão coletados por meio do recolhimento de todo lixo orgânico produzido na feira, no período de quartas semanas consecutivas, além disso, vale ressaltar que o material será pesado e separado de acordo com o potencial de uso.  Os dados serão coletados e postos em uma tabela, onde serão listados, posteriormente serão elencados por grau de importância, destacando quais são os alimentos que mais poderão ser reaproveitados, e os que menos poderão ser aproveitados.

  1. OBJETIVOS:

GERAL: Analisar o potencial de uso do lixo orgânico da feira livre da cidade de Taquarana.

ESPECIFÍCOS:

  • Orientar como é feiro o descarte devido de lixo orgânico na feira livre da cidade de Taquarana-Al.
  • Mostrar qual o potencial de uso do lixo orgânico da feira livre da cidade de Taquarana. Durante a feira alguns alimentos são jogados nas ruas, alguns ainda em bom estado.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO:

A urbanização e evolução do ser humano mudou drasticamente e a natureza passou a ser entendida como algo separado e inferior à sociedade, ocupando uma posição de subserviência. Tal situação piorou, a partir da Revolução Industrial, pois a natureza passou a ser administrada como um supermercado gratuito, com reposição infinita de estoque, gerando, entre outros, o esgotamento de recursos naturais, a destruição de ecossistemas e a perda da biodiversidade.

Nesse período, para se atender as necessidades humanas foi-se desenhando uma equação desbalanceada: “retirar, consumir e descartar”. Os reflexos dessa equação podem ser sentidos nos dias de hoje, com a maioria da população vivendo em centros urbanos. A água limpa sai da torneira e a suja vai embora pelo ralo, o lixo produzido diariamente é levado da frente das casas sem a mínima preocupação das pessoas em saber qual é o seu destino.

A grande maioria da população não consegue perceber a estreita correlação do meio ambiente, com o seu cotidiano e o desequilíbrio que é gerado por essa equação desproporcional (DONELA,1997). Essa situação crítica de desequilíbrio ambiental ameaçando a qualidade de vida na Terra exige esforços para o bem de todos, através de ações concretas para redução do quadro de degradação ambiental, centrado na ideia de elementos e fatores em equilíbrio.

A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por micro-organismos ou lançados pelo homem na natureza forem superiores à capacidade de absorção do ambiente, provocando alterações nas condições físicas existentes e afetando a sobrevivência das espécies (VALLE et al, 2010; SANTOS, 2010).

 De acordo com a Lei 6.938/81 BRASIL (2010), poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente e lancem matérias ou energias em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (207.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com