TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSERÇÃO DA CIDADE DE URUBICI COMO PONTO ESTRATÉGICO DE ATRAÇÃO DE VISITANTES ARGENTINOS NA FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO NA ARGENTINA EM 2020

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.056 Palavras (21 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

Curso de Relações Internacionais

Núcleo de Práticas em Relações Internacionais

 

 

 

 

 

 

 

INSERÇÃO DA CIDADE DE URUBICI COMO

PONTO ESTRATÉGICO DE ATRAÇÃO DE

VISITANTES ARGENTINOS NA FEIRA

INTERNACIONAL DE TURISMO NA ARGENTINA EM 2020

 

Projeto elaborado para fins de obtenção de aprovação na disciplina “Núcleo de Práticas em Relações Internacionais” (NUPRI), sob a supervisão da Professora Mestre Luciana Rocha Leme.

Acadêmicos: Carlos Vinycio Grammeliski

                              Victor Weiss

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ITAJAÍ, SETEMBRO DE 2019.

1. JUSTIFICATIVA

 

Urubici é uma das mais belas cidades do estado de Santa Catarina, conhecida por suas belezas naturais exuberantes. Fica localizada em um vale com cerca de 915m de altitude, onde se espalham grandiosas atrações naturais. Além dos diversos pontos turísticos explorados e já conhecidos, há vários outros em propriedades particulares, que ainda não disponíveis para o turismo (URUBICI, 2019).

De acordo com Hanashiro (2015), a cidade de Urubici inicia a sua constituição em 1915, quando se instala a Vila Urubici, ainda pertencente ao município de São Joaquim. No ano de 1922, a vila é elevada à condição de distrito, e em 06 de dezembro de 1956, ocorre a emancipação do município de Urubici, desmembrandose de São Joaquim. Contudo, a instalação do município só ocorre em 03 de fevereiro de 1957, sendo esta a data em que se comemora o seu aniversário.

Mesmo sendo uma cidade formada há relativamente pouco tempo se comparada com as demais cidades catarinenses, com seus 62 anos, a cidade de Urubici é um marco de várias civilizações da região sul das américas há pelo menos 40 séculos (PRANDI, 2019).

Em se tratando de Santa Catarina, Silva (2018) considera que o estado possui um dos maiores fluxos turísticos do país. A localização estratégica no Brasil e no Cone Sul da América, confere ao menor estado da região sul do país, uma posição privilegiada em relação aos demais. Está ligeiramente próxima das regiões brasileiras mais populosas, sendo estas o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e dos países que apresentam o maior fluxo de entrada de estrangeiros em solo brasileiro, Argentina, Uruguai e Paraguai, primeiro, segundo e quarto em número de pessoas, respectivamente, de acordo com os dados da Embratur (2019). Ainda como um ponto característico, a Argentina sedia anualmente a Feira Internacional de Turismo (FIT), um marco de competitividade e crescimento potencial como oportunidade de expandir o turismo e negócios na América Latina.

Portanto, o presente trabalho pretende apresentar um plano estratégico para a inserção da cidade de Urubici na maior feira de turismo da América Latina, com a finalidade de se potencializar a atração de turistas à cidade de Urubici que se voltam sobretudo para o ecoturismo que a cidade catarinense oferece, de forma a despontála no cenário estadual e nacional, como referência em ecoturismo.

 

2. APRESENTAÇÃO DAS PARTES

 

2.1 Urubici

 

Possui os mais antigos registros de pinturas rupestres do estado de Santa

Catarina, além de uma exuberante cordilheira de montanhas que projetam a Serra Catarinense para além das fronteiras do estado. Contudo, sua história moderna se inicia em 1924, quando chegam à região os imigrantes italianos, alemães e letões, que tornaram, a agricultura e pecuária, as principais atividades econômicas da região, motivados pela fertilidade no solo do vale do rio Canoas (HANASHIRO, 2015).

Com uma população relativamente pequena, com cerca de 10.600 habitantes, segundo o recenseamento do IBGE de 2010, a Urubici registra um PIB de 217 milhões de reais, provenientes sobretudo do forte setor hortifrutigranjeiro, que ganha destaque na cidade especialmente pelo cultivo de frutos não tão comumente encontrados no restante do país; e até mesmo o turismo, que cresce gradativamente a cada ano (IBGE, 2010).

O turismo em Urubici passa a ser potencializado com a criação de Departamento de Turismo no município, em meados dos anos 1970, que ganha força e se desenvolve a partir da realização de obras rodoviárias na região, bem como com a realização da Festa das Hortaliças, que teve a sua primeira edição em 1980. Ao final da década de 1980, é criada a Associação de Lideranças do Município de Urubici, a ALIMU, que tem como foco o desenvolvimento de projetos de cunho de preservação ambiental e ao desenvolvimento do turismo em si, visto como a primeira medida pública, que engloba os cidadãos, para esse novo aspecto econômico da cidade (BURATTO, 2013).

Apesar do despontar de medidas efetivas para a potencialização do turismo, medidas que realmente surtiram resultados concretos foram as implementadas no início da década de 1990, quando a cidade passa a se promover em eventos realizados em outros municípios catarinenses, tais como Blumenau, Balneário Camboriú, Florianópolis, Lages e Joinville, dentre outros, que já possuem o turismo como uma forte atividade econômica. Além disso, deve-se mérito também à pavimentação asfáltica da rodovia SC-110, que liga Urubici à São Joaquim, como um forte componente de estímulo de atração turística (BURATTO, 2013).

Por fim, a consolidação e de uma entidade reguladora e promotora exclusivamente do desenvolvimento turístico da cidade, se dá através da criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. Esta surge como um instrumento de gestão, que embora tenha se desativado em alguns momentos ou mesmo sem receber o devido apoio das entidades municipais, ainda é o principal promotor das atividades turísticas da cidade (HANASHIRO, 2015).

Contudo, a propagação da cidade em nível nacional se deu pela primeira vez em 2001, com a exibição de uma reportagem completa sobre os diversos aspectos que caracterizam e compõem Urubici, em horário nobre e pela principal emissora do país, como relata Hanashiro (2015) em sua obra “Urubici foi matéria do programa nacional de televisão, Globo Repórter, sendo este momento considerado determinante para o turismo do município, quando a partir desta ampla divulgação a atividade turística em Urubici começou a crescer significativamente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (574.8 Kb)   docx (288.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com