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AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM COLÉGIO PARTICULAR LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE BAURU

Por:   •  23/9/2018  •  Artigo  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

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AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM COLÉGIO PARTICULAR LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE BAURU -SP

1.INTRODUÇÃO

2.COLÉGIO ENGLER

A instituição escolhida como estudo é particular. O colégio atende há 37 anos, atendendo a faixa etária 0 a 10 anos e está situada a Rua José Maurício de Almeida 1-84, Novo Jardim Pagani, Bauru – SP.

A pesquisa foi realizada a partir de março de 2018, porém a aplicação dos instrumentos descritos nesse artigo aconteceu em uma quinta-feira, 26/04, no período da manhã.

A instituição, em 2018, atende a 136 crianças, possuindo cerca de 36 funcionários, entre eles, 30 educadores, 3 cozinheiras, 1 secretária e 2 auxiliares administrativos. Os serviços gerais (limpeza, manutenção, retirada de lixo, etc.) são terceirizados, além de haver segurança na entrada.

O prédio tem dois pavimentos em sua parte frontal. No pavimento térreo encontram-se: o hall de entrada, a secretaria com sanitários adaptados, 2 salas de administração, 5 salas de atividades, 1 pátio coberto, 4 W.C. infantil, cantina, cozinha, lavanderia e serviços, além de uma piscina coberta e parque infantil descoberto. No pavimento superior existem 4 salas de atividades, sala de dança, brinquedoteca, deposito, 2 W.C. infantil e quadra de esportes coberta.

As questões de conforto ambiental no entorno são complicadas por ser uma área recém-revitalizada, que possui pouca área verde. Além de estar localizada próxima a duas rodovias de grande importância na cidade, Rodovia Mal. Rondon e Rodovia Cezário José de Castilho.

PLANTA TERREO /SEM ESCALA.

PLANTA PAV. SUPERIOR /SEM ESCALA.

A edificação foi construída em alvenaria convencional e estrutura de concreto armado. Com relação aos materiais de acabamento.

Na pesquisa como um todo, foram considerados os fatores técnico-construtivos (materiais, padrão construtivo, conforto ambiental etc.), fatores funcionais (adequação, segurança, circulações, acessibilidade, escala etc.) e fatores comportamentais (cognição, atitude, imagem etc.).

Os instrumentos de análise utilizados foram a observação compartilhada e outras ferramentas, como a análise walkthrough, questionários, entrevistas, mapas cognitivos e poemas dos desejos. Nesse trabalho serão apresentados os resultados dos mapas cognitivos e dos poemas dos desejos, a partir do ponto de vista dos adultos funcionários da creche e dos alunos do Jardim I, Primeiro ano e Segundo ano do fundamental.

2.1. O GRAFISMO COMO INTERLOCUÇÃO COM OS USUÁRIOS:

MAPAS COGNITIVOS E POEMAS DOS DESEJOS

O Mapa Mental ou Cognitivo é um instrumento baseado na elaboração de desenhos ou relatos de memória representativas das idéias ou da imageabilidade que uma pessoa ou um grupo de pessoas têm de um determinado ambiente. (Rheingantz et al 2009, p.56). Para Sanoff (1991), uma boa forma de obter informações é pedir ao indivíduo um self-report, ou seja, relatar o ambiente a partir de suas próprias memórias (vivenciadas ou recordadas). Tais relatos podem ser feitos de forma verbal, escrita ou visual (representações gráficas ou maquetes), entendendo que as características que são reportadas são as que têm verdadeiro significado para os usuários.

No Poema dos Desejos (Sanoff, 1991), os usuários de um determinado ambiente declaram, por meio de um conjunto de sentenças escritas e ou desenhos, suas necessidades, sentimentos e desejos relativos ao edifício ou ambiente analisado (Rheingantz et al 2009, p.43). Por ser um instrumento não estruturado, espontâneo e de livre resposta o Poema dos Desejos é definido por Sanoff (1991) como um instrumento mais eficaz que aqueles que incluam ordens e focos específicos.

Os Mapas Cognitivos e os Poemas dos Desejos dos educadores serão produzidos numa reunião pedagógica com a direção. A dinâmica de aplicação dos instrumentos será realizada em uma sala grande do colégio, onde todos estarão sentados no chão, reunidos em círculo. Adotando, em ambos os instrumentos, uma combinação gráfico-escrita, na tentativa de superar as diferenças nos talentos individuais para o desenho e a inibição natural dos adultos no ato de desenhar.

2.2.DINÂMICA DE APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS:

Nos mapas cognitivos, solicitará que não seja colocada nenhuma identificação (nome) do educador na aplicação do instrumento, somente a função específica que ocupa. Será pedido que os usuários desenhem “a seu colégio...” ou que o título do desenho seja “Este é o meu colégio... ou o colégio no qual trabalho...”. Os desenhos serão produzidos numa média de 15 minutos e poderiam ser completados com anotações escritas pelo próprio usuário.

Os poemas dos desejos também serão elaborados sem a identificação do autor, apenas identificando sua função na instituição. Desta vez, será executado o desenho, tendo a seguinte frase aberta como estímulo: “Eu gostaria que meu colégio...” ou “Eu gostaria que no colégio em que trabalho...” As lacunas deverão ser preenchidas com o desejo e as aspirações de cada um, sem limitações, normas ou constrangimentos. Para cada instrumento será distribuída uma folha de papel para cada participante e lápis coloridos.

2.3. ANÁLISE DOS MAPAS COGNITIVOS

Nos grupos as quatro categorias principais identificadas foram: Edifício, Elementos da Natureza, Elementos Lúdicos ou Afetivos e Figuras Humanas. Tais categorias foram definidas por sua freqüência nos desenhos. A nomenclatura foi adotada pela psicopedagoga Dr. Liene Rossi de modo a identificar os grupos e subgrupos existentes.

Na categoria edifício, incluíram-se os desenhos que representassem algum tipo de edificação como sendo o colégio, independente da semelhança com a imagem real; nos elementos da natureza: desenhos de figuras existentes em nosso ambiente natural, isto é, sol, nuvens, árvores, etc.; nos elementos lúdicos e afetivos: desenhos representativos de brinquedos, atividades lúdicas, emoções ou sentimentos: sorrisos, corações, lágrimas, etc.; nas figuras humanas: desenhos de figuras humanas, criança ou adulto identificado ou não.

Cada categoria foi subdividida em subcategorias, também nomeada de acordo com sua incidência.

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