TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Notícias de uma guerra particular

Resenha: Análise do filme Notícias de uma guerra particular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

Notícias de uma guerra particular

O documentário Notícias de uma Guerra Particular, fala sobre a guerra que existe entre traficantes das favelas e policiais da cidade do Rio de Janeiro.

O filme mostra os dois lados dessa interminável e lamentável batalha diária, mostra a opinião, a posição dos policiais que tentam a qualquer preço fazer com que os moradores do morro sigam as regras que regem a sociedade. Por outro lado, mostra o marginal, o traficante e o orgulho, o estranho orgulho que o mesmo sente por ter em punho uma arma, por guerrear e declarar a polícia como sua inimiga.

Porém esse documentário vai mais a fundo nessa ferida aberta da nossa sociedade, quando ele trás à tona o depoimento dos moradores do morro. É um tanto constrangedor ouvir pessoas dizendo que a policia que os deveria defender os amedronta, e que se sentem mais seguros quando os traficantes não deixam a força militar ou civil subir o morro.

Nessa guerra que a cidade, o estado do Rio, que o próprio país tenta negar alegando que “o Rio não vive em estado de guerra civil, apenas o morro está em guerra”, pois bem, essa guerra nos mostra outras realidades perturbadoras, a polícia corrupta, a morte de inocentes em meio a essa guerra, e a polícia tendo que usar da mais dura repressão para controlar a favela.

Dentre os relatos do documentário está o das mulheres, mães, irmãs, filhas, que afirmam que muitas vezes a policia não desce o morro com os “suspeitos”, ao contrário ela sobe o morro, então as mulheres começam a acompanhar a polícia para que ela não tenha chance de torturar ou até mesmo executar esses garotos.

Entretanto o que mais choca, em minha particular opinião, é o que diz um dos entrevistados quando afirma que a sociedade esquece que talvez se a realidade para os moradores do morro fosse outra, esse garoto que hoje tem armas, que se orgulha por ter sido preso tantas vezes, poderia estar vivendo de maneira mais digna, sem armas, sem violência, sem precisar matar ou morrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com