TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aglomerados Naturalmente Ativos

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Aglomerados Naturalmente Ativos

Aglomerantes são materiais que possuem a capacidade ligante, grande parte pulverulentos e quando entram em contato com a água, formam uma pasta que endurece. Eles são responsáveis por ligarem os agregados, formando corpos sólidos. O aglomerantes naturais são os que procedem na calcinação de uma rocha natural, sem adição alguma, como o cal e o gesso.

 A argila é uma susbstância terrosa, maleável e macia, que é resultado da decomposição de rochas feldspáticas e possui a cor branca e vermelha. Além disso, possui a característica de ser plática e maleável. Há dois tipos de classificação: primárias e secundárias ou sedimentares.

As primarias são formadas no mesmo local que a rocha mae, são mais claras, pouco plásticas e puras. As secundárias são transportadas para longe da rocha mãe, mais plásticas do que as primárias e contém impurezas.

Quanto aos tipos, são elas: natural, refratária, caulim ou argila da china, bola, argila para grés, veremelha e bentonite

O barro é a mistura da argila, limo, areia e agregados. Suas vantagens são: regula a umidade, retém calor, economia de energia e diminuição da contaminação ambiental, reutilizável, economiza em materiais e custos de tranporte, auto-contrução, preserva madeira e outros materiais orgânicos, absorve contaminantes. Suas desvantagens são: não é padronizado, se contrai ao secar (pode formar “rachaduras”) e permite a passagem de água por ele

A terra tem uma enorme importancia e abundância ao redor do mundo. Em relação a materiais de contrução, a terra é condiserdada o natural de melhor qualidade comparado com mateirias industriais. Seu valor, pela auto-contrução e pela própria contrução industrializada se dá a partir das tecnicas recentemente desenvolvidas.

Suas vantagens são: regula umidade, conserva calor, diminui a contaminação, totalmente reciclável. Já suas desvantagens são bem semelhantes ao do barro: não é padronizado, permite a passagem de água e há retração.

A terra crua é um elemento para técnica contrutiva que “cozinha” o solo (solo sem queima). É produto da decomposição de rochas, elementos minerais ou orgânicos. A construção que utiliza essa tecnica bem planejada e executada, oferece uma durabilidade extensa, conforto térmico e não possui resíduos químicos.

A matéria-prima do tijolo é a argila com um pouco de terra arenosa. Se acrescenta água para então moldar em formas, que ainda moles, são retiradas e deixadas ao sol para a sacagem. Assim que a dureza inicial se procede, são levados para fornos de 900 a 1100 graus. Quanto maior a temperatura, maior resistência física o tijolo terá. Sua cor varia de acordo com o tipo da argila, podendo ser vermelho e amaraleada/branca.

O tijolo traz isolamento acústico, térmico, é resistente à ações de tração, como colocação de pregos, é resistente e não são inflamáveis. Utiliza-se em contruções de paredes estruturais, de vesação ou apenas como acabamento, servindo também de revestimento para o piso.

Outro exemplo em que a matéria-prima é a argila, são os blocos cerâmicos. Se mistura argila e água para então descansar e posteriormente ser levada para maromba. Eles secam antes de irem ao forno, onde passam por uma temperatura de 850 graus.

Os blocos cerâmicos sofrem de variação térmica, possuem maiores dimensões, rendem mais no tempo e no custo e seu assentamento é facilitado. Assim como o tiojolo, não são inflamáveis.

Quanto ao tipo, encontra-se apenas dois: os estruturais e os de vedação. A maior diferença entre eles é que no estruturais, seus furos encontram-se apenas na posição vertical, enquanto nos de vedação, pode-se encontrar na posição horizonta também.

Telhas cerâmicas são também feitas de argila, porém as ricas em ilita e montmorilonitas. A argila utilizada é melhor selecionada e preparada do que para os blocos. Suas vantagens são o isolamento térmico, acústico, absorção da umidade interior das coberturas e não são inflamáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com