TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiência e humanização de unidades de saúde da família

Por:   •  15/4/2021  •  Artigo  •  6.401 Palavras (26 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 26

Ambiência e humanização de unidades de saúde da família

Aldemar Maciel Costa, aldemarmaciel@hotmail.com

Instituto de Pós Graduação - Pós Graduação Latu Sensu em Iluminação e Design de Interiores

Resumo

A ambiência definida como a humanização dos ambientes de trabalho, cuidado no espaço físico das unidades da rede de saúde, compreendendo esses cenários como espaço social, de trabalho em saúde na produção do cuidado e de relações interpessoais. O objetivo deste trabalho foi levantar os conceitos de ambiência e espaços de produção de cuidado em saúde, elegeu-se as unidades de saúde da família (USF) como cenário a ser inserido na proposta de ambiência e humanização. Foram utilizados banco de dados da scielo.br, documentos oficiais e normas da ABNT. Observou-se nos documentos pesquisados que a ambiência está relacionada a produção do cuidado em saúde, a partir de uma conceituação ampliada técnico, simples e formal das unidades, visando uma atenção a saúde resolutiva, integral e acolhedora e humanizada. Dessa forma, destacou a importância da adoção para o planejamento arquitetônico de USF de princípios de confortabilidade, acolhimento, iluminação, controle de ruídos e barulhos, sinalização, cores, jardins e áreas verdes. É importante que os gestores da saúde contemplem o conceito de ambiência para o planejamento arquitetônico de USF implantando a política nacional de humanização em saúde, melhorando a qualidade de vida do profissional de saúde e construindo um serviço de saúde humanizado e resolutivo.

Palavras chaves: ambiência; promoção de saúde; humanização

1 Introdução

Desde a promulgação da constituição de 1988, a saúde no Brasil é direito de todos e dever do estado. A partir de então dar-se o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), reflexo da luta do movimento da Reforma Sanitária Brasileira, desde os anos 70, a qual representou a luta pela saúde de todos baseada no compromisso social com o desenvolvimento da cidadania. O sistema único de saúde é composto por uma rede de atenção a saúde organizado em niveis de atenção a saúde conforme sua complexidade (BRASIL, 1988).

Tem por principios doutrinários ou filosóficos: a universalidade (deve atender a todos os cidadãos brasileiros conforme suas demandas), integralidade (atuação de maneira integral, a partir da perspectiva do sujeito inteiro e não em partes, indo desde a prevenção, a proteção e a recuperação da saúde) e equidade (tratar os desiguais desigualmente) e como organizativos: a participação popular (através de  conferências de saúde e dos conselhos de saúde locais, municipais, estaduais e nacional), descentraliação da gestão (a tomada de decisão deve ser daquele responsável pelas ações) (BRASIL, 1988, PAIM, et al., 2011).

Dessa forma, diversas politicas publicas de saúde foram propostas para construir o Sistema Único de Saúde. Muitos são os esforços no sentido de produzir resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida do Brasil nos últimos anos. Reflexões tem que ser feitas no sentido de qualificar melhor a atenção a saúde com adoção por exemplo de técnicas e recursos adequados, formação e qualificação de recursos humanos em saúde (PAIM, et al., 2011).

Assim, surge a estratégia de saúde da família, baseado no programa de agentes comunitário de saúde dos anos 80. Em 1994, foi criado o programa de saúde da família com base na proposta de reorganziar a atenção primária a saúde no Brasil trabalhando na perspectiva da vigilância a saúde de famílias e comunidades. Tem por principio o carater substitutivo da prestação de serviços em saúde com base em território com cobertura universal e reconhecendo o desafio do princípio da equidade (BRASIL, 2001, PAIM, et al., 2011).

O Governo Federal propos a politica nacional de humanização, o humaniza SUS, que oritenta para uma nova relação entre usuários e profissionais de saúde. Para isso diversas medidas podem ser adotadas para que o usuário seja melhor atendido nas unidades da rede de saúde. O ministério da saúde reafirmando os princípios do SUS lança o HumanizaSUS (2004), documento importante que norteia as ações de saúde no sentido de melhorar o acesso aos serviço e também sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde, no que diz respeito ao vinculo empregatício, relações de trabalho, descentralização da gestão em saúde.

Existem eixos dessa política importantes: ambiência, acolhimento, ouvidoria e cuidado. Nesse contexto a ambiência pode ser definida como a humanização dos ambientes de trabalho, cuidado no espaço físico das unidades da rede de saúde, compreendendo esses cenários como espaço social, de trabalho em saúde na produção do cuidado e de relações interpessoais, buscando a integralidade das ações em saúde de forma acolhedora e humanizada (BRASIL, 200, BRASIL, 2007).

Esse artigo esta dividido em duas partes: os diferentes conceitos de ambiência; ambiência e o trabalho em saúde humanizado. Assim, propõe-se discutir a importância da ambiência na produção do cuidado em saúde em estabelecimentos de saúde pública, considerando as normatizações e a política nacional de humanização.

2 Objetivo

O objetivo deste trabalho foi levantar os conceitos de ambiência e espaços de produção de cuidado em saúde, elegeu-se as unidades de saúde da família como cenário a ser inserido na proposta de ambiência e humanização, visando contribuir para a satisfação do usuário da atenção primária em saúde do SUS e do trabalhador da saúde para promoção, prevenção e maior resolutividade das ações desenvolvidas.

3 Metodologia

Esse capítulo objetivou abordar os aspectos relacionados a conceituação de ambiência, das politicas da atenção básica e de humanização do ministério da saúde, bem como da satisfação de usuários avaliando serviços de saúde no que diz respeito ao confortabilidade baseado no princípio de ambiência. Para isso, foram utilizados os bancos de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A seleção dos descritores utilizados no processo de revisão foi efetuada mediante consulta ao DeCS da BIREME e ao MeSH. Fez-se uso dos seguintes descritores, conforto, ambiência, ambiente, satisfação de usuários. Os títulos foram pesquisados em português, inglês e espanhol de acordo com as normas vigentes. Usou-se também o operador lógico “and” para combinação dos descritores. Tendo como referência o período de 1994 a 2011. Acrescido dos documento oficiais do Ministério da saúde que foram pesquisados na biblioteca virtual no site do ministério: www.saude.gov.br das normas regulamentadoras da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT - NBR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com