TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da Urbanização do Bessa

Por:   •  29/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEXTO HISTÓRICO

A ocupação, mesmo que tardia, da faixa litorânea da cidade de João pessoa foi um claro sinal de expansão da cidade, que antes se restringia a região do centro, na qual abrangia todo o comércio e residências.

Uma das regiões que exemplifica tal expansão e crescimento da cidade, de maneira repentina, é o bairro do Bessa. O nome do bairro foi herdado de um português que residiu na região no século XVII, chamado Manoel Bessa. Localizado no litoral norte de João pessoa, é compreendido entre o mar a leste, o rio Jaguaribe a oeste, a cidade de cabedelo ao norte e o bairro do aeroclube ao sul, sendo este o resultado do desmembramento da antiga e extensa região do Bessa.

Antes da urbanização do local, a região era predominada pela vegetação nativa, sobretudo de cajueiros, fruto que é marca do bairro até os dias atuais. A origem de sua urbanização se deu no início da década de 1950, onde um loteamento que se estendia ao extremo sul do setor, denominado Oceania I, foi criado. Logo depois, no ano de 1953, o segundo loteamento, o loteamento Jardim América, foi implantado ao extremo Norte do bairro, só após 20 anos é que o bairro foi sendo urbanizado na sua parte mais central, e desta vez, o loteamento que ocupou tal área e interligou os outros dois mais antigos, foi o loteamento Jardim Bessamar, no qual foi idealizado assim como o Jardim América, por uma empresa imobiliária, que já visava o futuro promissor da região.

Os loteamentos da região, a princípio, eram compostos majoritariamente por casas de praia, devido ao setor ser próximo ao mar e também pela preferências dos veranistas por localidades mais conhecidas e já estruturadas como Tambaú, cabo branco e Manaíra.

A partir de 1976, a ocupação do Bessa foi estabelecida através das normas do código municipal de urbanismo. Dentre elas, a norma que mais causou impacto foi a que proibia o cruzamento das ruas locais e exigia que elas se encontram em junção em T, tal norma, poderia reduzir os riscos de colisão de veículos como também valorizava a vista frontal de um prédio presente na rua.

Entre 1976 e 1989, a ocupação edilícia avançou para o interior do bairro, porem a preferência pela área da orla fez com que o governo estabelecesse uma nova constituição em que os prédios obedeceriam a uma determinada altura dependendo da proximidade com orla marítima, indo de 12,9 m a 35 m, sendo esta a altura para prédios mais afastados da orla.

Após quase 50 anos, mais especificamente em 1998, devido a uma lei municipal, o Bessa foi divido em 3 bairros, foram eles: seu homônimo, o Bessa (que se localiza onde seriam os antigos loteamentos Jardim América e Bessamar), Aeroclube e Jardim Oceania (abrangia o antigo loteamento Oceania I).

A região onde se localiza o Bessa é uma das mais promissoras da cidade, tendo uma evolução urbanística muito acentuada. Apesar de, atualmente, seu teor domiciliar, o bairro vem comportando uma variedade comercial muito significativa, ao decorrer dos anos atraindo mais investimentos, conseguindo assim uma evolução estrutural considerável.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com