TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Biblioteca Pública Virgílio Barco

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Crítica

A Biblioteca Pública Virgílio Barco faz parte de um projeto nacional que se concretizou em 1998 conhecido como Capital Vermelha de Bibliotecas Públicas, localizada na cidade de Bogotá, Colômbia, é um conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto Rogelio Salmona e inaugurado no final de 2001. Suas características rapidamente a tornaram uma referência para a arquitetura colombiana contemporânea. Além de contar com a integração do Parque Metropolitano Simon Bolívar e o próprio Parque da Biblioteca Virgílio Barco.

O espaço escolhido para a criação da Biblioteca foi um aterro sanitário, cujos volumes cercavam todo o perímetro do terreno, e que foram mantidos, desse modo permitiu criar um ambiente novo, isolado do intenso movimento das vias, pois a Biblioteca é cercada por taludes que fazem seus três pavimentos desaparecerem na paisagem.

É uma obra de arquitetura contemporânea que desdobra uma série de recursos técnicos e materiais para dar origem a um tratamento inovador do espaço natural e arquitetônico ao mesmo tempo. O uso do concreto, tijolo e água, definem os limites dos edifícios frente aos elementos naturais, o sistema portante foi designado em concreto armado e a espessura e a forma das colunas e vigas varia de acordo com a hierarquia das salas e as intenções dos espaços.

O projeto consiste em uma sequência de pátios que nos leva as inúmeras salas que a biblioteca consiste, as principais texturas utilizadas são a água dispostos em forma de fontes e espelhos d’ água que possuem e a função da importância dos fluxos de água e controle climatológico, o concreto armado e os tijolos. A principal forma do projeto é em formas cilíndricas que divide os volumes para compor os diferentes setores que a biblioteca apresenta.

O edifício consiste na criação de inúmeros taludes de tamanhos e formas para definição dos caminhos, pequenos pátios, fonte, espelhos d’água e espaços cobertos. O projeto se consiste na sua volumetria e como os espaços se rodeiam. Para acessar ao edifício temos o primeiro nível, que contém um pátio de acesso que tenha vinculação com uma fonte de água que direciona as pessoas aos espaços com as grandes vistas proporcionados pelas inúmeras janelas, também é possível a circulação vertical para os demais níveis da biblioteca. O nível de cobertura e os caminhos são cobertos por ladrilhos, onde se garante uma grande espacialidade de todo o projeto. As transparências, os detalhes dos espaços i e o tratamento especial da luz sobre as texturas dos materiais.

De maneira geral a biblioteca é muito iluminada por conta das suas grandes janelas que proporcionam uma incidência de luz solar durante todo o dia. O mobiliário de toda a biblioteca também foi desenvolvido pelo mesmo arquiteto do projeto.

O objetivo dessa biblioteca, serviu de grande contribuição para o lazer e atividades educativas para a sociedade, contemplando um espaço de caráter acolhedor que proporcionou a cidade uma forma de inclusão cultural e incentivo a utilização e preservação a cultura e o conhecimento.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com