TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Dimensional Hospital

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Dimensão funcional- para uma boa fruição no espaço foi adotado um sistema de eixos ao qual permite que os usuários do espaço possam locomover-se com mais facilidade por todo o Hospital. Estes eixos estão no nível zero, em relação a altura das vias, isso facilita o deslocamento sem esforço pelo espaço.

Dimensão Bioclimatica- o edifício foi disposto a manter as áreas de maior permanência nas com pouca incidência solar ou que requerem ventilação mecânica, janelas de grande porte foram adotadas para gerar uma boa circulação do ar nos ambientes, já que os mesmos em sua maioria são vazados e com jardins em seu entorno. No hall de entrada na parte posterior a área de esperar se encontra um jardim com vegetação arbórea e arvores de pequeno porte, e logo na entrada do edifício possui um espelho d’água que auxilia na umidificarão do espaço, trazendo assim uma maior agradabilidade para os usuários daquele ambiente.  

Dimensão Coopresencial- graças ao grande eixo de circulação que corta o edifício, o hospital em seu aspecto geral possui caráter informal, devido a alta capacidade de encontros não programados nesse espaço; e cada setor possui um eixo secundário que gera um outro espaço passivo de encontros não programados.

 Dimensão Topoceptiva- Os grandes arcos de 17 metros que cobrem o jardim de entrada possui caráter de unidade, sendo assim um marco para aquele espaço, e juntamente com a disposição dos Ipês que estão dispostos nos jardins externos, a edificação como um todo será um grande marco para o espaço, proporcionando uma maior identificabilidade pelos usuários que usufruíram do espaço.  

Dimensão Expressivo Simbólica- O uso de cores claras e pasteis, proporciona uma agradabilidade maior e a sensação de acolhimento aos usuários do hospital, os grandes jardins externos e internos remetem a sensação de tranquilidade e harmonia para o espaço.

Dimensão Econômica Financeira- O uso de uma estrutura modular, economiza gastos com futuras manutenções mais complexas, e a alta durabilidade do material evidencia a questão do custo e beneficio para a edificação. O emprego de telhas ecológicas é em média 10% mais cara que as de cerâmica, por exemplo, mas como é mais leve que a concorrente, acaba consumindo uma estrutura menor para sua sustentação. O preço compensa no final da obra. Essa á uma telha inteligente, pois tem cinco pontos em um: é mais leve, ecológica, mais resistente, de fácil manuseio e com baixa transmissão térmica e acústica e dura tanto quanto o amianto.

Dimensão da Sustentabilidade- Visando as questões da sustentabilidade do edifício, foi adotado em sua cobertura um telhado ecológico não agride o meio ambiente, e que possui uma  alta resistência térmica. as telhas produzidas com resíduos de fibras vegetais. São usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios. Fibras de papel reciclado tambem são usadas na fabricação destas novas telhas. As telhas têm uma composição revolucionária: uma monocamada de fibras vegetais que são impregnadas de betume, pigmentadas para se obter a cor desejada e em seguida protegidas por uma resina especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com