TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Monografia

Por:   •  28/4/2015  •  Monografia  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

A arquitetura hospitalar sofreu diversas mudanças nas últimas décadas. Essa evolução vem ocorrendo desde a antiguidade até os dias atuais. Entretanto, nos últimos vinte anos essas transformações foram consideráveis, tanto ao avanço científico e tecnológico, como também no aspecto físico, adquirindo características muito específicas.

A humanização, por sua vez, vem ganhando destaque nos últimos quinze anos no cenário da saúde, a fim de que estes estabelecimentos quando planejados abordam questões voltadas à acessibilidade, ao conforto, à funcionalidade e ao conforto de seus profissionais e usuários, visando bem estar e a recuperação dos pacientes, além do atendimento adequado aos acompanhantes e funcionários.

Primeiramente, será abordado a evolução histórica da arquitetura hospitalar que vão desde a Idade Média, passando pelo Renascimento quando surgiu a distinção das patologias, depois pelo modelo pavilhonar que foi utilizado até o início do século XX quando as tecnologias proporcionaram a construção de edifícios com vários pavimentos, surgindo assim o sistema de monobloco vertical.

Logo após são abordadas as Legislações e Normas aplicáveis a esse tipo de construção, que são essenciais para o entendimento do assunto e da complexidade que envolvem esses edifícios.

No terceiro capítulo, este foi dedicado ao conceito de humanização, do papel do arquiteto de edifício hospitalares, de que forma ele se aplica no edifício hospitalar através dos atributos de humanização desse ambiente que são: controle do ambiente, suporte social possibilitado e distrações positivas. Além disso, aborda seis fatores que influenciam o bem estar físico e social do homem: luz, cor, som, aroma, textura e forma.

Por fim uma análise crítica é feita a partir do Estudo de Caso, realizado a partir de visitas a três hospitais para garantir mais consistência à pesquisa, onde a teoria pode ser vivenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com