TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquaponia é a Junção da Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

AQUAPONIA

Aquaponia é a junção da Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivo de plantas sem o uso do solo, com raízes submersas na água) e já existe há mais de 30 anos em países como Austrália, EUA e asiáticos. Este sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um da hidroponia. O excremento produzido pelos peixes (rico em nutrientes), alimentam as plantas e, consequentemente, filtra a água. Esses sistemas estão ligados a base de um bombeamento que leva a água com fezes para o sistema hidropônico, que por sua vez, o devolve em forma de água limpa.

[pic 1]

(fonte: EcoEficientes)

Aquaponia é uma solução produtiva e favorável ao ambiente urbano. Considerado um sistema que foge dos paradigmas passados que são insustentáveis em relação aos problemas ambientais e climáticos.  

Este sistema permite o cultivo de plantas, ervas e peixes trazendo um pouco da natureza para dentro da própria casa. Ideal para quem mora em apartamentos em grandes cidades, pois permite ao morador cultivar sua própria horta. Este sistema oferece também economia, preservação ambiental e saúde, pois não há necessidade de troca de água (troca de água necessária somente para repor a água perdida por evaporação e evapotranspiração) e é livre de tóxicos.

Aquaponia pode economizar cerca de 90% de água em relação a agricultura convencional e, por ser um sistema fechado, elimina também a liberação de efluentes no meio ambiente.

A aquaponia é considerada importante na arquitetura pois é um meio que oferece aos moradores a possibilidade de trazer um pouco da natureza para a própria casa sem impactar o meio ambiente.

[pic 2]

(fonte: AQP Brasil)

Segundo Rakocy, o termo aquaponia é derivado da combinação das palavras ʺaquaculturaʺ (produção de organismos aquáticos) e hidroponia (produção de plantas sem solo), e referese à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos. Apesar do termo aquaponia ser novo no Brasil (...) hoje comprovadamente viável do ponto de vista técnico e econômico.

Princípios biológicos consideráveis

O fornecimento de ração aos peixes é a entrada de insumo mais importante em um sistema aquapônico. Os peixes alimentam se da ração e produzem excretas que naturalmente são convertidas nos nutrientes que serão absorvidos pelas plantas. Na aquaponia, há um fluxo contínuo de nutrientes entre diferentes organismos vivos que estão relacionados por meio de ciclos biológicos naturais, notadamente a nitrificação promovida por bactérias. Bactérias nitrificantes dos gêneros nitrosomonas e nitrobacter são responsáveis pela conversão da amônia (NH3) em nitrito (NO2 ) e esse em nitrato (NO3 ), transformando substâncias tóxicas produzidas pelos peixes em nutrientes assimiláveis pelas plantas (Figura 1). Ao consumir esses nutrientes as plantas, juntamente com as bactérias, desempenham papel importante na filtragem biológica 688 da água, garantindo sua condição adequada para o desenvolvimento normal dos peixes (Tyson et al., 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com