TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento a gás

Por:   •  6/3/2018  •  Seminário  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Aquecimento a gás 

O aquecedor a gás possui um queimador parecido com o de um fogão, que é envolvido por uma serpentina, onde a água que será aquecida passa. Quando o aquecedor é ligado, o fogo é controlado por um instrumento de medição de pressão (pressostato), que possui um sensor na rede de água e um válvula controladora de gás. A intensidade do fogo varia com a temperatura da água, quanto mais fria, mais forte é o fogo do queimador. Existem duas formas de obter o aquecimento da água, através de dois aparelhos diferentes.

  • Aquecedor de passagem: A água fria passa pelo sistema de serpentina localizado acima da câmara de combustão, assim, a água é aquecida gradualmente. O aparelho é acionado quando um ponto de água é aberto, logo, a chama só é acessa quando a água entra e movimenta a peça responsável pela liberação do gás. A unidade eletrônica produz a faísca e acende a chama. A unidade eletrônica também mantém a válvula de gás aberta enquanto o ponto de água estiver aberto. Por não possuir reservatório de acumulação, o consumo de água é imediato.

[pic 1]              [pic 2]

Aquecedor de Passagem

  • Aquecedor por acumulação: Conhecidos como boilers, esses aparelhos possuem reservatórios de água. Esses reservatórios são cilindros verticais, onde a água fria fica e é aquecida. O aquecimento da água é feito por um termostato, que mantém a temperatura adequada, já a perda de calor é controlada pelo revestimento térmico do cilindro. O consumo de água desse sistema pode ser imediato ou posterior. Esse aquecedor possui chama piloto, que fica acesa o tempo todo e não necessita de energia elétrica. A intensidade da chama pode ser regulada conforme a necessidade de uso.

[pic 3]        [pic 4]

Aquecedor por Acumulação

Aquecimento Solar

O sistema de aquecimento solar básico consta com as placas (coletores) e boiler (reservatório térmico). As placas absorvem os raios solares e esse calor é transferido para a água que está circulando nas tubulações. Os cilindros (boilers) podem serem feitos de cobre, inox ou polipropileno. Nos sistemas convencionais de aquecedores, a água circula naturalmente, ou seja, a água dos coletores fica mais quente e mais densa que a água no reservatório e acaba sendo empurrada pela água fria, esse sistema se chama termossifão. Já a circulação forças é feita por motobombas e normalmente são utilizadora em piscinas ou grandes volumes.

[pic 5][pic 6]

  • Como funciona: Os raios solares penetram nas placas e aquecem as atletas. Das atletas, o calor passas para os tubos (serpentina), a água dentro da serpentina esquenta e vai para o reservatório. A quantidade de placas utilizaras na instalação depende do tamanho do reservatório é da insolação do local. Para saber o dimensionamento do aquecedor, precisamos saber quantas pessoas vão usá-lo diariamente, a quantidade de banhos e duração média, quantos pontos de água quente a instalação terá é assim por diante.

 [pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (133.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com