TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argilas na Engenharia Civil

Por:   •  27/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  6.543 Visualizações

Página 1 de 3

ARGILAS COMO MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICAS

        Argilas são rochas compostas por grãos extremamente finos de silicatos de alumínio, associados a alguns óxidos que é o que da tonalidades diversas aos tipos de argilas. Elas podem ser encontradas nos barrancos às margens de alguns rios. A argila é dividida em dois tipos: argilas primárias, e secundárias.

        A argila primária é retirada da decomposição do solo por ações fisicas da natureza, conforme passam-se os anos, geralmente são extraídas em forma de pó. A argila secundária, é extraída de elementos que são conduzidos atráves das chuvas e ventos, geralmente são encontradas em forma pastosa.

TIPOS DE ARGILA:

  • Argila Natural: Uma argila que depois de ser extraída passa por um processo de limpeza, para ser utilizada em seu estado natural, sem adição de substâncias.
  • Argila Refratária: Esse tipo recebeu esse nome por ter grande resistência ao calor. O aspecto dela pode variar, algumas são muito plásticas e finas, outras não. Geralmente depois de ser extraída é adicionado um pouco de ferro. Normalmente é utilizada nas massas cerâmicas, dando maior plasticidade e aumentando a resistência a altas temperaturas. É muito utilizada na produção de placas refratárias que isolam e revestem fornos.
  • Caulim ou Argila na China: Considerada uma argila primária, que utilizam na fabricação de massas para porcelanas. Geralmente de é encontrada na cor branca, pouco plástica, para ser moldada em estado de fundição, porque na mão não é possíel.
  • Argilas de Bola: Considerada argila secundárias, de cor azulada ou negra. Ao contrário do Caulim, esse tipo possui grande plasticidade, o que impede que seja trabalhada sozinha, fica pegajosa em contato com a água.
  • Argilas para Grês: Suporta altas temperaturas, argila de grão fino, plástica e refratária. Em alta temperatura, depois da queima, a coloração varia do vermelho escuro ao rosado, e às vezes até mesmo do acizentado claro ao escuro.
  • Argilas Vermelhas: Geralmente plásticas, na composição encontra-se alto teor de ferro e resistem altas temperaturas, mas fundem em temperatura maior de 1100°C. Sua cor é avermelhada, quando úmida chegando a quase marrom. A cor se intensifica para o escuro de acordo com seu limite de queima.
  • Bentonite: Argila vulcânica, extremamente plástica. Em sua composição contém mais sílica do que alumínio. É originada das cinzas vulcânicas, apresentando uma aparência e um tato gorduroso. Pode aumentar entre 10 a 15 vezes o seu volume quando em contato com a água.
  • Argilas Expandidas: Esse tipo é produzido em fornos rotativos, usando argilas que se expandem em altas temperaturas, transformando-as em um produto leve, possui grande resistência mecânica. Suas principais características são: leveza, resistência, inércia química, estabilidade dimensional, incombustibilidade, além de excelentes propriedades de isolamento térmico.

APLICAÇÃO DA ARGILA NA ENGENHARIA CIVIL

        Na construção civil, existe o uso de argila expandida junto na mistura do concreto leve, por causa da sua baixa densidade. A impermeabilidade também conta, por isso também existe o uso de argila para elaborar telhas cerâmicas que tem maior resistência mecânica, satisfatória a sua solicitação.

        Sobre a argila comum, ela é utilizada para a fabricação de produtos cerâmicos de menor valor comercial. Mas compreende dois tipos principais para utilização: argila para olaria e argila para o tijolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com