TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquiteto, Pedreiro e Mestre de Obras

Por:   •  17/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  2.168 Visualizações

Página 1 de 2

Qual é a diferença entre o arquiteto e o pedreiro, o mestre de obras? Qual é o conhecimento que cada um tem e traz para a experiência do construir? Por que o arquiteto precisa dominar todos estes conhecimentos para fazer uma boa arquitetura?                       .

  Entre o arquiteto, o mestre de obras e o pedreiro há uma estrutura hierárquica na construção civil, um depende do outro, mas cada um tem suas qualificações.
  O arquiteto é o profissional que pensa no projeto, que estuda aquilo que o cliente  procura, estuda o conforto ambiental e humano, determina os materiais a serem utilizados na obra e, ao final, faz o projeto arquitetônico levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Fiscaliza a obra, junto com o engenheiro, para ver se está sendo executada conforme o planejado. O arquiteto também contribui para a qualidade final da obra com controle de desperdício de materiais, melhor aproveitamento do espaço construtivo e atendimento às necessidades e às normas de construção. É o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o final da obra; O mestre de obras é o intermediário entre o arquiteto e os funcionários. Conhece todas as etapas da obra e  confere a execução de cada serviço. O arquiteto também esta presente para fiscalizar a obra e conferir se o projeto esta sendo executado conforme sua planta. O mestre de obras pode atuar em várias etapas, por exemplo, um mestre de obras com conhecimento em hidráulica, ou em estrutura, mas o ideal é um único que tenha conhecimento desde as fundações até a conclusão da obra; O pedreiro é o profissional que põe a mão na massa, que faz o serviço da parte civil desde a alvenaria, chapisco, reboco, contra piso, reenquadramento de portas e janelas, serviços de concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas até a montagem do canteiro de obra e acabamentos...................................................
  No renascimento houve todo um repensamento do mundo, importantes mudanças culturais, como na arquitetura com o uso da perspectiva nos projetos, a separação do arquiteto do construtor, e até  estabelecer a arquitetura como um processo intelectual. O arquiteto tinha dois momentos na sua prática: a criação e a prática, que é o processo físico da construção. O arquiteto tem que fazer seus projetos pensando no bem estar e conforto de seu cliente, mas também entender da parte estética, artística e física.
  O arquiteto é o primeiro em um sistema hierárquico, assume o maior patamar, pois é dele que surgem as ideias e projetos. O arquiteto tem não só a responsabilidade de projetar de acordo com a vontade do cliente e suas ideias, mas também saber lidar com cada nível hierárquico para fazer daquele projeto uma realidade bem construída, e de acordo com o que foi projetado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com