TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Obras: Arquiteto, Cineastra, Cenógrafo e Design

Por:   •  4/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TEMA: O Minimalismo elegante de Isay Weinfeld

Santos, Brenda

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – FACI WYDEN

Belém – PA 2019

Resumo

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Arquiteto, Cineastra, Cenográfo e Design, Isay Weinfeld, seus projetos e obras, que lhe submeteram diversas prêmições, como o Mipim Architectural Rewiew Future Project Award 2009, entre outros.

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais trabalhos de Isay, e sua metodologia arquitetonica, que traz para sua arquitetura uma perspectiva que vem de sua paixão pela cinematografia.

A metodologia adotada foi bibliográfica, descritiva e reflexiva.

Palavras chaves: Arquitetura, Isay Weinfeld, Minimalismo.

Abstract

In this article, you will learn more about Architect, Cineastra, Scenography and Design, Isay Weinfeld, his projects and works, the various works presented, such as the Mipim Architectural Rewiew Future Project Award 2009, among others.

This article aims to identify Isay's main works, and his architectural methodology, which brings to his architecture a perspective that comes from his passion for cinematography.

The methodology adopted was bibliographic, descriptive and reflexive.

Keywords: Architecture, Isay Weinfeld, Minimalismo.

1 Introdução

Elegancia e Minimalismo.

O premiado arquiteto, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Isay Weinfeld possui uma identidade singular na arquitetura moderna brasileira. A arquitetura possui muitas identidades e preferencias, mas Isay transcende qualquer conceito que o defina.

Isay, assina projetos inovadores e de destaque no cenário nacional e no exterior, como o da Casa Fasano e do edifício Panorama, em São Paulo, e a casa de Brasília. A atuação do arquiteto não se limita a arquitetura. Ele percorre também por áreas como cinema, onde dirigiu filmes como Fogo e Paixão, de 1988, que ironiza os problemas arquitetônicos e urbanísticos de São Paulo.  Criou cenários para shows e peças teatrais. Weinfeld diz que faz seus projetos arquitetônicos como se estivesse escrevendo um roteiro de filme.

Com 25 anos de carreira, o arquiteto virou tema de livro. Foi lançado Isay Weinfeld, pela Editora Bei. Escrito pelo jornalista e arquiteto americano Raul Barreneche, o livro é uma coletânea de 15 obras residenciais de Weinfeld, com 200 fotos e plantas.

  1. Desenvolvimento

Apesar de transitar por varios ambitos, seu interesse, contudo, converge para a arquitetura, campo de atuação nos últimos anos.

As inspirações e referências de Isay em seus projetos vêm da música, do cinema, das artes e da moda, como ele mesmo descreve em seus projetos. Assim, é inspirado pelos corredores infinitos do filme Morangos Silvestres (1957), de Ingmar Bergman (1918-2007), pelo toque púrpura no branco das camisas da marca Paul Smith e pela música ritmada e melancólica da banda inglesa Radiohead. 

 

Apesar da importância dessas referências, é notável a influência de Jacob Ruchti e Aurélio Martinez Flores no trabalho do arquiteto. Como ambos, Weinfeld concebe a arquitetura com base no interior, interessado em criar espaços acolhedores ou surpreendentes, conforme o desejo de seus clientes, que ele procura compreender em longas conversas no início de cada projeto. O arquiteto se envolve em todas as etapas de construção, definindo a arquitetura, o mobiliário e outros elementos integrados.

  1. Conclusão

Arquitetura com afinidade estética

Ao iniciar um projeto, Isay prioriza a afinidade estética com o cliente. Se suas visões não forem alinhadas com o cliente, ele não hesita em recusar a execução do trabalho, pois ele acredita que para reproduzir o projeto, é preciso ter afinidade e admiração pela proposta, ou nada fará sentido. Ele considera seu elo poético, e não simplesmente comercial.

Projetos comerciais de Isay Weinfeld

Entre os projetos comerciais, merecem destaque o clube Disco (2000), menção honrosa na categoria Arquitetura de Interiores da premiação Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em 2002, e a sede da loja Havaianas (Figuras 1 e 2) (2007-2009), premiada na segunda edição do World Architecture Festival, realizado em Barcelona, Espanha (2009). Ambos são construídos na cidade de São Paulo. Para a casa noturna, o arquiteto desenha um longo corredor de acesso, revestido com pastilhas de vidro em tons escuros de cinza, azul-marinho e preto e peças incolores iluminadas por fibra ótica. A solução dá movimento ao espaço e cria uma atmosfera lúdica que prepara os usuários para os espaços internos pintados de preto, em que se destacam elementos de cores vivas, como o painel do bar, criado pelos irmãos Campana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (503 Kb)   docx (558.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com