TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetos modernistas

Artigo: Arquitetos modernistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura Moderna

A Arquitetura Moderna é uma designação genérica para o conjunto de movimentos e escolas, que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo.

O modernismo foi introduzido no Brasil através da atuação e influencias de arquitetos estrangeiros, embora tenham sido arquitetos brasileiros como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa que mais tarde tornaram o estilo conhecido e aceito.

Os arquitetos modernistas buscam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, apresentando algumas formas geométricas definidas, sem ornamento, separação entre estrutura e ornamento, uso de pilotis para deixar livre o espaço do edifício, uso do vidro, integração da obra com a paisagem entre outros.

Curiosidade: O termo modernismo é uma referência que não traduz diferenças importantes entre arquitetos de uma mesma época. Semana de Arte Moderna 1922.

O QUE É O MODERNISMO?

O Modernismo foi um movimento artístico e cultural que se iniciou na Europa e começou a ter seus ideais difundidos no Brasil a partir da primeira década do século XX, através de manifestos de vanguarda, principalmente em São Paulo, e da Semana da Arte Moderna, realizada em 1922.

Carlos A.C. Lemos é arquiteto, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e autor de "Ramos de Azevedo e Seu Escritório".

Conclusão

“Arquitetura Moderna” é basicamente tudo aquilo que foi dito anteriormente, porém agora de forma mais estruturada, ou talvez mais ousada. Porque depois de todos os estudos, pesquisas e experimentos, a Arquitetura moderna se define em algo inovador e minimalista, mas sempre buscando idéias e base em algo que já foi feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com