TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

                [pic 1]

CUSTÓDIO REINALDO FILHO

Resumo da história da teoria da conservação e do restauro

SÃO PAULO

2015

Resumo da história da teoria da conservação e do restauro

O homem sempre teve a necessidade de prolongar a vida dos objetos se fosse algo importante até mesmo mudar a função do objeto como por exemplo de um edifício. Mas o costume de preservar história isso homem não tem. A ideia de restauro surgiu no século XVIII e XIX nessa época foram feitas várias intervenção de restauro sem se preocupar com o jeito de construir e a sua história.

Ao Longo dos anos novos materiais foram descoberto, novas técnicas, o jeito de pensar no espaço e na decoração foram aplicadas essas novas técnicas em edifício antigos.

Com a revolução Francesa em 1789 teve  início a idade contemporânea e com revolução veio  o vandalismo que presente até nos dias atuais  foi é tão grande  que  alguns monumento  acabam sendo  destruindo em 1794 com convenção Nacional Francesa crio – se  um decreto de conservação dessas  edificações  onde  seria debatido técnicas para proteger os monumentos  e discussão sobre uma metodologia de conservação e restauração .Então estado encarregaram personalidades como Vitet e Merimé a  um Cargo de Inspetor dos Monumentos histórico fazendo assim esse decreto se espalhar por toda  Europa.

Os monumentos eram estudados e analisados, era verificado como foi construído caso não fosse possível saber o estado original era escolhido um monumentos da mesma época, que fosse parecido com modelo a ser restaurado onde pudesse usar como estudo para se chegar a construção original. Caso não tivesse o monumento parecido era realizado um estudo arqueológico para ser descoberto a data da construção para se preservar o que tem ou reconstrui-lo usando matérias diferente do original.

No século XIX surgi um parisiense Viollet-de-luc arquiteto, desenhista, escritor e crítico de arte que acompanhou o trabalho Vitet e Merimée. Ele defendia destruição de todos os acréscimo anteriores e recuperar o original. O arquiteto tinha que se colocar no lugar do criador da obra e percebe qual seria sua idea do projeto para que possa assim dar continuidade a obra se baseando em desenhos e documentos e concertando algum erro que fossem necessários, em algum caso teve até invenções ou decoração bem criativas como o restauro do Castelo de Pierrefonds onde pode ver observa algum ideias criativas.

        Mais nada e perfeito no mundo Viollet-Le-Duc na Inglaterra John Ruskin e William Morris tinha ideia oposta como o pais está passando pelo período Gótico que era mais uma religião que estilo arquitetônico. Para Ruskin o trabalho de restauração tinha  que ser feito manual usando trabalho de construtores, com a produção industrial era uma falsidade pois a máquina que iria realizar processo e não teria mesmo  impacto do ser feito a mão Na universidade de Oxford deu início ao movimento Arts And Crafts que conserva as atividade artesanais da arquitetura tradicional onde era contra  a produção industrial, a sociedade apoiava as ideias de Ruskim constantes manutenção  para evitar futuros restauros .No final do século XIX apareceram uma geração de arquitetos que tinha uma preocupação com restauro, defendiam  a conservação e reparação baseado  no princípio estabelecido pelo arquiteto italiano Camilo Boito que servira de base as teorias atuais. Como a manutenção do edifício ao longo do tempo, semelhante a proposta de Ruskin, mas sem deixar cair em ruinas com o passar dos anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com