TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

ANÁLISE URBANÍSTICA DO ENTORNO DA RUA ALICE HERVÊ

Petrópolis

2015

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANÁLISE URBANÍSTICA DO ENTORNO DA RUA ALICE HERVÊ

Trabalho a ser apresentado à Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis da disciplina Arquitetura e Urbanismo ministrada pelo professor Maximino Soutelinho da Costa.

Petrópolis

2015

1 INTRODUÇÃO

2 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

2.1 Tipos de vias e calçamento:

2.2 Lixo e saneamento:

2.3 Iluminação e sinalização:

2.4 Acessibilidade:

3 ANÁLISE ARQUITETÔNICA, PAISAGÍSTICA E SOCIAL

3.1 Zoneamentos do local:

3.2 Tipos de edificação:

3.3Características das construções:

3.4 Paisagem:

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir consiste na análise urbanística que visa trazer conhecimentos do panorama arquitetônico e urbanístico da localidade do Bingem, bairro da cidade de Petrópolis-RJ. Será usado um marco para essa análise a Rua Alice Hervê e suas imediações que tem como via principal a Rua Bingem, no entanto, terá como principal objetivo observar e descrever o entorno dessa localidade e como parâmetros foi usado aproximadamente um raio de 2,5 Km, a partir desse marco para abranger todas as necessidades da região proposta.

Os principais tópicos e serem observados e abordados no trabalho são de caráter urbano, tais como: tipos de via, calçamentos, coletas de lixo, abastecimento e captação de água, iluminação pública, sinalização, acessibilidade, transporte público, edificações, hospitais, escolas, faculdades, comércios, ou seja, a infra-estrutura e serviços e recursos no geral. E ainda de caráter arquitetônicos, paisagístico e sociais tais como: paisagem, conforto ambiental, esporte e lazer, arborização, tipos de construção, qualidade de vida e etc.

Nesta análise não tem como objetivo fazer uma um levantamento pontual ou quantitativo, mas, um levantamento QUALITATIVO para a localidade escolhida, abordando assim suas principais características e deficiências da área ao entorno da Rua Aline Hervê.

 

2 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

2.1 Tipos de vias e calçamento

        A localidade apresenta uma variação no relevo e com vias diversificadas. Na Rua Alice Hervê as vias são duplas em uma mão para cada via, com calçamento de 1,2m de largura e sua pavimentação é com paralelepípedos. Já na Rua Bingen há duas vias para cada mão e tem um calçamento diversificado, com sua largura variando de 1 à 1,5m dependendo do trecho.

2.2 Lixo e saneamento:

        Toda a região é abastecia pela concessionária de fornecimento de água do município. O esgoto é lançado diretamente no rio sem ser captado para o devido  tratamento, mesmo que, alguns quilômetros a frente exista uma estação de tratamento de esgoto.

        A localidade tem coleta de lixo regular e praticamente diária, no entanto, a coleta não seletiva e apenas o lixo recolhido no hospital da região (UNIMED) é enviado para ser incinerado com um descarte que evita contaminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com