TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Gabriel Lucca

Igor Assis Pereira

Izabella Andrade Duarte

Leonardo Martins

Mariana Silva Galvão

TRABALHO DE TOPOGRAFIA

Análise Crítica da Paisagem

Contagem

2016

Introdução

O presente trabalho trata-se de um estudo dos sítios onde já foram implantadas construções e se estão ou não bem inseridas nos mesmos. Mais concretamente, desenvolveremos uma análise colocando em prática a teoria ministrada em sala, fazendo um apanhado geral sobre nossa percepção às construções dispostas nos bairros de Belo Horizonte e Contagem.

Obras mal Inseridas no Sítio

I. Esta obra apesar de ser construída em local de boa infraestrutura (servida de bons postos de saúde, escolas, farmácias, restaurantes, dentre outros...); está mal inserida no sítio, pois sua estrutura deveria ser feita com aterro, por conta do relevo acidentado (planalto com superfície irregular), trazendo com isso, riscos; deixando também seu visual menos harmonioso. Podemos destacar ainda o mau posicionamento de alguns de seus quartos voltados para o lado oeste, onde o sol se põe, causando maior aquecimento do local à noite.

Imagem 1 Imagem 2

Imagem 3

II. Essa Obra está localizada em um relevo acidentado com uma vegetação rasteira, onde a sua inserção não está bem inserida no sitio, pois precisaria passar por algumas modificações como, por exemplo, um corte. Em relação a infraestrutura do local podemos dizer que também não é muito boa, pois ao redor não se encontra nenhum conjunto de atividades que possa gerar uma boa economia. Por perto se encontra só alguns bares. O público alvo é classe média.

Imagem 4

Imagem 5

Obras bem Inserida no Sítio

I. Esta edificação está localizada em um local de boa infraestrutura (tudo acessível), com um público alvo de classe média. Ela se encontra bem inserida no sítio com um relevo planalto de superfície regular, o que ajudou muito, pois não houve a necessidade de fazer nenhum tipo de corte ou aterro. Com isso os proprietários tiveram menos gastos.

A obra foi edificada de modo que todos os seus cômodos obedecesse a orientação solar.

Imagem 6

II. Essa obra está localizada em um relevo plano, onde a sua inserção está bem inserida, pois não houve necessidade de passar por algumas modificações como, por exemplo, um corte ou aterro. Todos os cômodos estão de acordo com relação à orientação solar. A infraestrutura se encontra boa, pois a várias atividades que possam gera uma boa economia. Por perto a escolas, comércio, farmácias etc...

Público alvo é classe média.

Imagem 7

Conclusão

Embora o avanço da tecnologia dos aparelhos utilizados para o levantamento de dados, é possível verificar em cada uma das fotos que os erros ainda fazem parte da nossa realidade. A ciência da topografia tem como função reajustar esses erros para que sejam aceitáveis.

Seguido de uma análise perfeita e cautelosa a topografia inibe toda e qualquer possibilidade de erro existente.

Percebe-se também que o levantamento topográfico tem fundamental importância para a inicialização de uma obra, pois apenas através dele é possível obter informações detalhadas sobre os pontos da área na qual terá uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com