TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Arquitetura e Urbanismo

Construção 2

Professora: Ana Cristina    Turma C02

Aluna: Monique de Souza Gonzaga

  1. Sim, Todo e qualquer concreto, constituído por qualquer tipo de cimento, incluindo o cimento Portland, é um composto de massa cimento, agregados (miúdo e graúdo) e água, e em alguns casos usa-se aditivos para melhorar a trabalhabilidade, diminuir a relação A/C assim aumentando a resistência do concreto. Agregados graúdos é basicamente usado para reduzir custos na fabricação do concreto, agregado miúdo serve para preencher vazios deixados pelo agregado graúdo e que o cimento não preenche.
  2. Assim que a mistura do concreto estiver pronta e fresca, ele oferece propriedades de plasticidade e fluidez que favorece o manuseio (transporte, lançamento e adensamento).
  3. Após o lançamento e adensamento o concreto começa a realizar uma faze de endurecimento ou “pega”. O “inicio da pega” é o intervalo de tempo existente entre a adição de água ao cimento e o começo da reação. O tempo de “fim de pega” também é contado a partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais, nesse intervalo o cimento hidratado gera uma camada gelatinosa envolvendo as partículas e quando vai endurecendo essa camada vai perdendo água e cristalizando esse “gel” dando a formação de cristais chamados ESTRINGITAS, responsáveis pela pega e endurecimento. Do início ao fim da pega o concreto vai adquirindo as propriedades de resistência à compressão e à abrasão especificadas no projeto.
  4. Quando o concreto não atende ao especificado em projeto ou a obra, o que pode ser feito para corrigir ou melhorar as suas propriedades do concreto é os chamados aditivos, estes materiais podem proporcionar ao concreto alterações de propriedades, tais como: plasticidade, permeabilidade, tempo de pega e resistência á compressão.
  5. Dependendo da aplicação do concreto é necessário a adição de aditivos, esse aditivos melhores e corrigem algumas propriedades como plasticidade, permeabilidade, tempo de pega e resistência.
  6. A durabilidade da estrutura está ligado diretamente, além do projeto, é claro, á execução da mesma. As principais causas de redução da vida útil da estrutura deriva de alguma deficiência no cobrimento como, cobrimento inferior ao mínimo especificado no projeto, ou avarias nesse cobrimento deixando exposto parte da armadura acelerando o efeito de oxidação e expansão da armadura por ferrugem, esse efeito causa diminuição da espessura útil da ferragem e causando fissuras no concreto assim comprometendo a integridade da estrutura.
  7. Concreto fresco:

- trabalhabilidade;

- exsudação;

- tempo de início de pega.

Concreto endurecido:

- Resistência aos esforços mecânicos;

- Permeabilidade;

- Durabilidade diante da ação do meio ambiente.

  1. Devem ser feito ensaios e mapeamento das concretagens para verificar se as propriedades e uniformidades do concreto estão de acordo com o projeto.
  2. Para verificar a resistência do concreto tem que moldar corpos de provas e realizar o ensaio de resistência à compressão normatizada pela ABNT NBR. 5739, assim será capaz de identificar possíveis defeitos de resistência do concreto na obra.
  3. -Teste do cone (Slump Test) – consiste em preencher um cone metálico com o concreto e levantar o cone com velocidade determinada por norma, o concreto vai escorrer, coloca o cone do lado e mede quanto da altura o concreto cedeu.

-Outra forma usa o mesmo cone, porém não mede a altura, e sim o diâmetro da base que o concreto deforma após a retirada do cone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com