TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Urbanismo - Ecológico

Por:   •  23/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA ECOLÓGICA

[pic 1]

O processo de conscientização ambiental dos arquitetos refletiu nesse início de novo milênio numa corrente arquitetônica ecológica que defende o uso de materiais e técnicas que não agridem o meio ambiente, de modo a minimizar seu impacto sobre os recursos naturais limitados.

O principal objetivo dessa corrente é de reproduzir uma edificação que se adapte ao clima, iluminação, ventilação, topografia e cultura, tirando proveito das condições naturais do lugar e reduzindo ou eliminando o desperdício energético (STEELE,1997) Preservar os centros históricos, manter a identidade cultural, conservar a história de cada sitio histórico, preservando sua memória.

A arquitetura ecológica passou a produzir pesquisas de novas técnicas construtivas e a reciclagem de materiais, visando diminuir os custos e proporcionar soluções arquitetônicas ecologicamente corretas.

ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA

ECOLÓGICA

[pic 2] 

Ainda dentro dessa tendência ecológica verificam-se duas posturas: uma mais ecocentristas que valoriza o mundo natural e iniciativas individuais de transformação na relação homem e natureza; e outra tecnocêntristas que defendem uma arquitetura baseada na máquina capaz de solucionar os problemas ambientais.

[pic 3]

Os arquitetos ecocentristas – neovernaculares defendem o resgate de práticas arcaicas de povos indígenas considerados sustentáveis. O retorno ao uso de materiais naturais e técnicas artesanais. Uma retomada de valores antigos e simples. Emprega recursos locais, como a arquitetura da terra, defendida por arquitetos pioneiros, como o egípcio Hassan Fathy ou as construções em madeira do Bras. Severiano Porto.

ARQUITETURA ECOLÓGICA

[pic 4]

Outra postura ecocentrista é da arquitetura verde nasceu da intenção de conciliar a tradição histórica e as possibilidades modernas, através de tecnologias limpas e recursos renováveis, buscam a eficiência energética das construções, a correta especificação dos materiais, a proteção da paisagem natural e o planejamento territorial, reaproveitamento dos edifícios existentes com novos usos, uma arquitetura orientada para a defesa da preservação da natureza e da qualidade do ambiente construído.

 Entre os tecnocentristas Thomaz Herzog , o Frances  Jean Nouveu e o italiano Renzo Piano entre outros com preocupações ambientais associadas ao mercado, utilizam biotecnoloigias em seus projetos. Um edifício ou uma cidade ecológicamente projetados são aqueles que levam em consideração a eficiente utilização das energias naturais, materiais e tecnologias que não gerem danos ao meio ambiente como um todo.

URBANISMO ECOLÓGICO

[pic 5]

Hoje no Brasil não existe uma cidade ecológica ou sustentável, todas estão crescendo de maneira desordenada, mas dentro de uma ordem capitalista.

No entanto, há uma serie de experiências que buscam um planejamento/desenho urbano ecológico com respeito ao meio ambiente e participação da sociedade. O estatuto da cidade cria instrumentos legais para garantir o desenvolvimento sustentável, através do Plano Diretor.

Uma cidade ecológica ideal não existe, mas em processo de realização concreta, com os sonhos, aspirações e a visão de mundo de cada habitante.

Mas o que é uma cidade ecológica?

É uma cidade que permite a comunidade alcançar o menor índice de diferenças econômicas e sociais e que garante que as gerações futuras possam desfrutar dos recursos naturais gerados por ela.

É uma cidade que tem políticas públicas de governo que credenciem o desenvolvimento sustentável para trazer maior justiça social, preocupação com o cidadão, respeito á natureza e possibilidade de crescimento econômico.

A CIDADE ECOLÓGICA

[pic 6]

É uma cidade que busca a preservação e o controle dos recursos naturais e artificiais, controle dos resíduos, conforto térmico, acústico e luminoso, qualidade do ar, visual, espacial, segurança e limpeza. Esta cidade é possível se tiver muito trabalho, vontade popular e dos governantes.

Todo projeto de cidade ecológica/sustentável tem de pensar em não exclusão, em supressão da miséria, aumento da renda e participação popular. 

Um dos maiores entraves das cidades ecológicas é a falta de recurso para os municípios.

A eco arquitetura já é uma realidade como instrumento para melhorar a qualidade de vida da população do mundo. Através da racionalização da luz e da água, saneamento com baixo custo energético, preocupação maior com o transporte coletivo, aproveitamento da energia solar e eólica e proteção dos mananciais.

O PLANETA NÃO AGUENTA ELE NÃO É INFINITO

Infelizmente ainda no Brasil se convive com a fome e meio a grandes plantações, com a falta de água mesmo tendo 18% da água superficial do planeta.

A CIDADE ECOLÓGICA

[pic 7]

A cidade ecológica prevê o máximo de aproveitamento da iluminação natural e circulação de ar. Construções feitas com material apropriado visando conter o calor e a umidade. Manter baixa a taxa ocupação do solo, garantindo arborização farta, parques urbanos e criar um cinturão verde, trazendo de volta a natureza pra dentro da cidade. Nas áreas residenciais haverá áreas de serviços com bancos, escolas, postos de policia e de saúde, centros comunitários, academias e etc.

A cidade ecológica teria áreas de lazer coletivas com: bares, restaurantes, cinemas, teatros, etc. Um horto com espécies nativas para reflorestamento e consciência ambiental. Evitar retificar cursos de água e proteger da mata ciliar. Captação eólica através de moinhos e utilização da energia solar em prédios. Para aproveitamento da água, a instalação de hidroelétricas menores e a construção de pequenas barragens para aproveitamento da água superficial nas plantações, evitando a utilização das nascentes. Distribuição da água por declividade, sem necessidade de bombeamento. Tratamento do esgoto. As indústrias localizadas fora da zona urbana com tratamento de afluentes (líquidos e gases) próprio. Áreas agricultáveis situadas na periferia, em regime de policultura sem agrotóxicos e com controle orgânico de pragas. Na saúde, haveria postos de atendimento e de triagem nos bairros, hospitais e clínicas no centro. As escolas distribuídas nos bairros e áreas industriais. Projeto de coleta seletiva de lixo (recurso) com benefícios para os moradores que se integrarem ao programa. Valorização do turismo ecológico, com trilhas, passeios e esportes náuticos. Sistema de transporte integrado, pistas exclusivas para transporte coletivo, bondes e ônibus elétrico e a gás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (366 Kb)   docx (269.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com