TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Urbanismo – Patrimônio cultural e edificado

Por:   •  7/3/2018  •  Dissertação  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estadual de Goiás

Arquitetura e Urbanismo – Patrimônio cultural e edificado

Orientador (a): Milena D.

Acadêmico (a): Rhayssa Padilha Alves

Pedido de Tombamento ao Jóquei Clube de Goiânia

[pic 1]

 O modernismo em resumo foi um movimento, de grande importância, artístico e cultural que se deu a partir do século XX, e através desse movimento, teve início a uma nova fase estética, que também envolvia e preocupava com aspectos tecnológicos e econômicos. No Brasil se manifestou através das vanguardas e especialmente na semana de Arte moderna em 1922, influenciando arquitetos brasileiros como Oscar Niemeyer, Lucio costa, Attilio Correia Lima entre outros, que adotaram a busca pelo racionalismo e funcionalismo.

No final década de 1930, a modernidade acompanhou o desenvolvimento e o início de várias cidades brasileiras, a criação de Goiânia, encontra-se associada no auge desse movimento, influenciando a identidade arquitetônica da cidade, fazendo parte da história goiana, edifícios como a rodoviária de Goiânia, o estádio serra dourada, o jóquei clube do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o banco Santander de Ruy Ohtake, a residência Abdala Abraão de Devid Libeskind.

Assim ao longo das décadas de 40, 50, 60 e 70 Goiânia passa a ter um acervo significativo modernista. Comprovando que a cidade vinham construindo obras dos mais diversos estilos, como o art-deco e o colonial, que desenvolveram em paralelo a modernização e ao modernismo de Goiânia, mantendo interesse de preservação somente a esses estilos, e colocando em risco, importantes exemplares que identificam a história da arquitetura moderna na cidade.

O desenvolvimento da cidade e do estado contou com arquitetos locais e de outras regiões que produziram obras que são grandes referências arquitetônicas. Em meio a esses arquitetos encontra-se, o renomado, Paulo Mendes da Rocha, formado pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, em 1954, desenvolvendo então uma solida e promissora carreira acadêmica, que em 2006   foi condecorado com o prêmio Pritzker, sendo o mais importante da arquitetura mundial.  

Os quatros edifícios projetados na capital goiana por Paulo mendes da Rocha, traz a corrente moderna denominada de “Brutalismo Paulista”, ao qual coloca em questão aspectos de expressão e um ideário, utilizando do concreto armado como material para definição de obras arquitetônicas, sendo amplamente presente em suas obras. Em outras palavras é a demonstração clara da estrutura do edifício, valorizando o uso do material bruto como o concreto armado.

O jóquei clube de Goiânia, idealizado no centro, especificamente na avenida Anhanguera Q68, foi fundado em 1935, antes até mesmo da mudança da capital do Estado, o “Jóquei”, então denominado Clube de Goiânia, foi o primeiro clube da cidade. Local frequentado pela elite goiana, onde comemoravam carnaval, réveillon entre outras datas comemorativas.

Projetado por Paulo Mendes da Rocha, em um terreno com 22.000m², o edifício possui 11.500m² de área construída. O partido de Paulo Mendes para o clube concentrava-se realmente na fluidez dos espaços, possibilitando ao usuário que estivesse, por exemplo, na praça das piscinas ter a vista do bosque, do ginásio, do salão de festas, e assim por diante. (FERRO in: NAHAS, 2011c). Toda a estrutura do edifício situa-se no seu perímetro de modo a liberar os espaços internos, criando assim grandes vão livres permitidos pela técnica empregada do concreto armado.

As evidencias históricas do clube goiano, a partir da década de 1980, quando a elite goiana, deixou de frequentar o clube, o qual passou a entrar em decadência, passando principalmente por problemas financeiros, chegando a faltar agua, energia, telefone, levando a ser fechado em 2009. Durante todos os anos do clube, foram realizados várias intervenções entre elas reformas, adaptações, alterações no edifícios como sendo uma forma de maquiar, não levando em conta a proposta do Arquiteto Paulo Mendes da Rocha.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (107.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com