TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e urbanismo

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. MODELOS DE ASSENTAMENTO PROPOSTO        

2. EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS E ESPAÇOS PÚBLICOS        

3. PARTIDO URBANÍSTICO – ARQUITETÔNICO        

4. TOPOGRAFIA E ACESSOS        

5. FORMATO DAS QUADRAS/LOTES        

6. INFRAESTRUTURA        

7. DENSIDADE HABITACIONAL LIQUIDA        

8. SISTEMA VIÁRIO        

9. PRIORIDADE DO PEDESTRE        

10. ÁREA PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E QUALIDADE DO AMBIENTE URBANO        

REFERÊNCIAS        


1. MODELOS DE ASSENTAMENTO PROPOSTO

Em relação ao modelo de assentamento, talvez uma melhor opção, seria um que previne a insolação, como por exemplo, janelas voltadas em ângulos diferentes, além de contribuir para a privatização interna dos moradores em sua residência,

As casas Unifamiliares poderiam ter distancias maiores, em relação aos espaçamentos entre as casas, de modo a evitar o desconforto causado pelas janelas próximas. Além, dos espaços de convivência, como sala e cozinha, serem voltados para uma praça que possui arborização diversificada, espaços para as pessoas descansarem e possibilidade de contemplação.

Com isso, o resultado final é uma grande permeabilidade disponível para os pedestres, que podem andar pelo interior dos terrenos públicos sem maiores impedimentos, atrelado, aos edifícios sobre pilotis proporcionando maior circulação de ventos e iluminação.

Outro ponto, em relação ao miolo das quadras com vegetação, seria os mesmo serem utilizados como área de convívio, com a implantação de mesas com desenhos de jogos tipo xadrez.

Proponho no telhado dos edifícios mistos e residências Unifamiliares teto verde, remetendo não apenas aos princípios de Le Corbusier, mas por se trata de uma ação sustentável que por sua vez é uma alternativa muito mais econômica trazendo melhorias ao bairro além de soluções em relação às águas pluviais, por ser um bairro que tem um desnível de aproximadamente 5%.

Sugiro também, a criações de hortas para cultivo próprio ou gerar renda para as famílias. Não se pode deixar de ressaltar, que como uma excelente potencialidade, o projeto foi pensando no Gabarito das edificações, distribuindo as de forma que respeite a ventilação predominante e o conforto ambiental do Loteamento.

2. EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS E ESPAÇOS PÚBLICOS

Pensando na acessibilidade dos espaços como o térreo de algumas edificações serem especificados para os portadores de uma determinada deficiente - não somente do cadeirante, pois hoje em dia quando se fala de acessibilidade, é pensado de uma maneira geral em apenas ser acessível para cadeirante, isso é um equivoco de quem projeta.  

A verdadeira solução desse problema seria uma diversidade de tipologias e que as quadras tenham além de rampas, sinalização para deficientes visuais, dentre outros. Além de ponto de ônibus acessível a todos nas avenidas principais para a facilitação dos acessos, com aparelhos e dispositivos para deficientes.

Proponho também grandes áreas verdes para lazer, voltados acima, ligando os dois bairros, assim ambos podem usufruir desses espaços. Contendo pista de ciclismo e uma academia ao ar livre, influenciando a pratica de esportes.

Além de áreas com mesas aonde as pessoas poderão ir descansar, ou fazer piqueniques nos finais de semana. Por fim, o centro cultural, onde crianças e adultos iram poder aprender musica, teatro, cinema, e reforços escolares.

 

3. PARTIDO URBANÍSTICO – ARQUITETÔNICO

O conceito do nosso projeto foi à utilização de quadra aberta, esse tipo de espaço pode mudar a maneira em que usamos e entendemos as cidades. Porém a um equivoco dos arquitetos pensar em uma Arquitetura que promova convívio e segurança e investimentos em outras áreas como os espaços públicos (lazer) fazendo loteamentos privados e uma praça central.

Nós como arquitetos devemos sempre pensar no que é melhor para o publico não apenas com a visão de obter lucros, valorizando apenas a quantidade e não a qualidades desses espaços, comodismo em adotar sempre as mesmas tipologias, fazendo uma arquitetura paradoxal.

4. TOPOGRAFIA E ACESSOS

O direcionamento das águas se faz do ponto de vista mais alto, próximo a Rodovia Anhanguera, em direção ao ponto mais baixo a Avenida Dr. Celso Charuri.

Á área tem um grande desnível, exigindo que algumas vias tenham lugar especifico, exclusivamente aonde as curvas de níveis se fecham e ocasionam o escoamento da água. Já as áreas ‘secas’, as distâncias das curvas são melhores para serem loteadas segundo o ponto de vista do escoamento das águas.

O bairro terá dois acessos principais, um que sairá da Avenida Celso Charuri, que conta com uma rotatório de acessos as vias coletoras e locais, atravessando o bairro longitudinalmente, até chegar na Rodovia Anhanguera. Que contará com outra rotatória que levará para as vias coletoras, locais e as Industrias

Além de uma outra via ligando um bairro ao outro (Conjunto Habitacional Jd São José), trazendo um convívio muito maior entre a população que também irá usufruir desses espaços.

5. FORMATO DAS QUADRAS/LOTES

A escolha foi de uma quadra aberta de uso misto, que trará para o bairro um adensamento previsto no plano Diretor de Ribeirão Preto. Foi incorporado aos locais vegetações que pudessem agradar ao usuário e tornar a quadra um local de convívio livre.

Assim como no texto de Jane Jacob, “Em morte e vida de grandes cidades”, ela prioriza a diversidade de usuários no local, de acordo com usos e fluxos de pessoas em diferentes horários. Um bairro para ter sucesso precisa de frequentadores, então o planejamento deve ser de acordo com as necessidades do bairro para atender essa população.

6. INFRAESTRUTURA

O bairro terá iluminação por toda sua área, como também rede de esgoto e instalações de energia elétrica e água potável, drenagem pluvial, e também as aberturas de ruas maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com